Voltar

Cursos

Cursos

Acesse os cursos que oferecemos em outras unidades:
Cursos de Especialização

Linguagem, com ênfase em linguagem infantil, distúrbios de aprendizagem e atuação educacional - 2018 - FAMOSP/ CEFAC

Unidade: São Paulo - São Paulo - SP

Coordenação: Jaime Luiz Zorzi

Dr. Jaime Luiz Zorzi - Especialização na área da Linguagem, formado em fonoaudiologia pela PUCSP, em 1976. Mestre em Distúrbios da Comunicação pela PUCSP, em 1988. Doutor em Educação pela UNICAMP, área da Metodologia do Ensino, em 1997. Ex-docente dos cursos de Fonoaudiologia da PUCSP e da Faculdade de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Coordenador e professor dos Cursos de Especialização em Linguagem e Educação do CEFAC –Saúde e Educação, São Paulo. Pesquisador nas áreas de desenvolvimento da linguagem oral infantil e de aprendizagem da leitura e da escrita.

FAMOSP – FACULDADE MORZATEUM DE SÃO PAULO - www.mozarteum.br Curso reconhecido pelo MEC com registro no sistema e_MEC n° 003/2015 Portaria.

Instituição credenciada no Sistema Federal de Ensino, sob ato regulatório de credenciamento registrado na Portaria MEC 72826/1973, de 11 de setembro de 2012, publicado em 12 de setembro de 2012, e de recredenciamento na Portaria 1126/2012, de 21 de setembro de 1973, publicado em 21 de setembro de 1973.

INSTITUIÇÕES DE APOIO: CEFAC – Saúde e Educação.

Horário:

Mensal - Sextas das 18h às 22h e Sábados das 08h às 17h30

Data:

23 de Março de 2018


Objetivos:

Fornecer, ao fonoaudiólogo, conhecimentos atualizados, que permitam, de modo aprofundado e específico, a observação, análise e reflexão sobre a teoria e práxis desta área de atuação envolvendo aprendizagem, linguagem oral, linguagem escrita e educação. 

Proporcionar conhecimentos, recursos e instrumentos que possam preparar, com competência, o fonoaudiólogo como especialista nas alterações da linguagem oral infantil, na aprendizagem e domínio da leitura e da escrita, em circunstâncias de normalidade e na presença de transtornos. Visa também prepara-lo para lidar com problemas educacionais pertinentes, tendo em vista sua atuação em equipes multidisciplinares e, em especial, junto aos profissionais da área da educação, principalmente nos níveis do ensino infantil e fundamental.

Preparar o aluno para a prestação de serviços de assessoria e consultoria em linguagem, aprendizagem e questões educacionais relativas ao saber fonoaudiológico.


Programa:

· Desenvolvimento da comunicação oral e transtornos de linguagem na infância 

· Atividades Práticas: Procedimentos de avaliação de linguagem oral em seus aspectos semânticos, pragmáticos e formais 

· Atividades práticas: Apresentação de resultados da aplicação de provas de avaliação de linguagem oral e competências comunicativas  

· Atividades práticas: Abordagens terapêuticas nos transtornos de linguagem na infância 

· Metodologia Científica I

· Alterações da fala: dispraxias e desvios fonológicos 

· Abordagem fonoaudiológica da gagueira 

· Abordagem fonoaudiológica no TEA – Transtorno do espectro do autismo 

· Abordagem fonoaudiológica na deficiência intelectual 

· Avaliação e terapia de linguagem na deficiência auditiva 

· Comunicação suplementar e alternativa 

· Leitura-escrita e os transtornos de aprendizagem: dislexia, distúrbios de aprendizagem, discalculia e TDAH 

· Metodologia Científica II

· Atividades Práticas: Procedimentos de avaliação nas alterações da linguagem escrita

· Atividades Práticas: Apresentação e discussão de resultados de aplicações de provas nas alterações de leitura e escrita 

· Políticas públicas de educação, acessibilidade e a atuação fonoaudiológica nos programas e propostas educacionais de inclusão e educação especial

· Atuação fonoaudiológica na educação e aprendizagem I: desenvolvimento do letramento 

· Atuação fonoaudiológica na educação e aprendizagem II: infantil e etapas iniciais do fundamental, com foco na alfabetização 

· Atuação da fonoaudiologia na educação e aprendizagem III: atividades para consolidação de competências em leitura e escrita 

· Atuação do fonoaudiólogo na educação e aprendizagem IV: Adaptações curriculares para alunos com diferentes tipos de transtornos de aprendizagem 

· Estratégias para a estimulação da linguagem e as funções executivas 

· Processamento Auditivo no contexto clínico e educacional: impactos sobre a linguagem e a aprendizagem; estudos de caso 

· Metodologia Científica III e apresentação de relatório de atividades extra-classe

· Ética e bioética 

· Supervisão de atividades práticas

Professores previstos: 

Profa. Dra. Amália Rodrigues 

Profa. Dra. Adriana Gurgueira 

Profa. Mestre Ignês Maia 

Profa. Dra. Ana Carina Tamanaha 

Profa. Mestre Márcia Onora 

Profa. Dra. Renata Figueiredo 

Profa. Dra. Sandra Pires

Profa. Dra. Flávia Benevidez

Profa. Dra. Giseli Germano

Profa. Dra. Simone Capellini

Profa. Mestre Mara Daher

Profa. Especialista Rosana Mendes

Prof. Dr. Jaime Zorzi

Profa. Dra. Adriana Kida


Duração:

Carga horária total: 435 horas/aula.

· 25 módulos presenciais, mensais e consecutivos: carga horária – 15 horas/aula cada totalizando uma carga horária (presencial) de 375 horas/aula.

· 60 horas de atividades extraclasse para realização de práticas propostas pelo curso, em local de trabalho, escolas ou outras instituições a serem escolhidas pelos próprios alunos. Estas atividades extraclasse não serão supervisionadas no local em que ocorrem, mas sim em um módulo presencial específico do curso.  As horas de atividades extraclasse não serão cobradas dos alunos. 

 


Valores:

Inscrição: R$120,00

Mensalidade: R$490,00 para pagamento antecipado até o dia 07 de cada mês ou R$540,00 para pagamento até o dia 20.

* Descontos para Ex-Alunos do CEFAC.

Informações: cursos@cefac.br - 11 3868 0819 ou 3868 0818 ramal 809.

ATENÇÃO: É reservado ao CEFAC, o direito de cancelamento do curso, caso não seja atingido o número mínimo de alunos necessários para abertura do mesmo.

 

Assine nossa Newsletter!