Voltar

Cursos -

Cursos -

Acesse os cursos que oferecemos em outras unidades:
Cursos de Especialização

Neuroeducação: A Ciência do Cérebro e do Comportamento Aplicada ao Ensino e à Aprendizagem 2020 - FAMOSP/ CEFAC

Unidade: São Paulo - São Paulo - SP

Coordenação: Profa. Pós-Dra. Telma Pantano

Possui graduação em Curso de Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo (1997), Especialista em Linguagem pelo CRFA, Especialista em Psicopedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado em Ciências (Fisiopatologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2001), doutorado em Ciências (Fisiopatologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2005), Master em Neurociências pela Universidade de Barcelona - Espanha, Pós doutora em Psiquiatria pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Fonoaudióloga e Psicopedagoga do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP.

FAMOSP – FACULDADE MORZATEUM DE SÃO PAULO - www.mozarteum.br Curso reconhecido pelo MEC com registro no sistema e_MEC n° 003/2015 Portaria.

Instituição credenciada no Sistema Federal de Ensino, sob ato regulatório de credenciamento registrado na Portaria MEC 72826/1973, de 11 de setembro de 2012, publicado em 12 de setembro de 2012, e de recredenciamento na Portaria 1126/2012, de 21 de setembro de 1973, publicado em 21 de setembro de 1973.

INSTITUIÇÕES DE APOIO: CEFAC – Saúde e Educação.

Horário:

Mensal - Sextas das 18h às 22h e Sábados das 08h às 17h30.

Data:

24 de Abril de 2020.

Local do curso (CEFAC): Rua Cayowaá, 664 Perdizes (entre as ruas Caiubí e Vanderlei).


Objetivos:

Conduzir, de forma prática e aplicada, profissionais ligados à área da educação e aprendizagem, ao conjunto de conhecimentos que compõem a Neuroeducação no sentido de formá-los para que possam identificar, compreender e criar estratégias que permitam desenvolver e estimular processos neurocognitivos fundamentais envolvidos no ato de aprender, criando métodos eficazes de ensino-aprendizagem.

Objetivos Específicos: Compreender as bases neurocientíficas dos processos envolvidos na aprendizagem e seus distúrbios; Identificar perfis neuropsicológicos na normalidade e nos principais transtornos do desenvolvimento que podem prejudicar a aprendizagem; Desenvolver e aplicar, nas práticas diárias, conhecimentos e estratégias neurocientíficas que garantam um melhor processo de ensino-aprendizagem; Desenvolver estratégias de ensino que possam ser aplicadas na educação especial visando à inclusão escolar e social.

Público Alvo: Graduados em pedagogia, fonoaudiologia, psicopedagogia, psicologia e demais profissionais envolvidos com a educação e aprendizagem.


Programa:

. Como concebemos o cérebro hoje? - Fundamentos neurológicos em anatomia, fisiologia, desenvolvimento e envelhecimento cerebral para os profissionais de educação.

. O que os profissionais de saúde e educação precisam saber sobre os Processamentos cerebrais? – conhecendo os mecanismos de sensação,  percepção,  atenção, memórias, linguagem, aprendizagem e funções executivas.

. Existe o normal? Quando podemos considerar perfis normais de aquisições cerebrais - Perfil neuropsicológico. 

. Conhecendo as principais formas de adquirir informação no contexto educacional - Processamento auditivo e visual.

. Como (re) conhecer um estudo e/ou artigo confiável na área do cérebro? -  Metodologia Científica I.

. Relações entre a linguagem oral e o desenvolvimento da escrita – Reconhecendo padrões de normalidade e alterações. Letramento infantil, consciência fonológica e alfabetização.

. Inclusões temporárias e permanentes – Como reconhecer e lidar com patologias neuropsiquiátricas

. Inclusões temporárias e permanentes II – como reconhecer e lidar com as deficiências auditiva, visual, motoras e mental.

. Distúrbios específicos de aprendizagem: Como é o funcionamento cerebral na Dislexia, Discalculia e Disgrafia e o que fazer com essas crianças.

. Como estimular uma criança com relação a atenção e as memórias – práticas clínicas e educacionais.

. Como estimular a linguagem oral, leitura e escrita – Porque as crianças erram quando escrevem? Práticas clínicas e educacionais para a criança, pais e escolas.

. Como estimular as funções executivas em crianças, adolescentes e adultos: planejamento, organização, flexibilidade mental, atenção voluntária e memória operacional.

. Como estimular as Habilidades sociais de crianças e adolescentes?

. Estimulação de funções pragmáticas

. O que posso fazer pelo meu paciente e aluno? Desafios da inclusão e legislação específica.

. E as emoções? Como relacioná-las com o funcionamento do cérebro – aspectos psicológicos e familiares de crianças e adolescentes com problemas de aprendizagem.

. Habilidades sócio-emocionais e regulação emocional: Como trabalhar?

. Como reconhecer a inteligência? Somos todos inteligentes? Adquirindo conhecimentos sobre inteligência e consciência.

. Supervisão de estágio I.

. Como elaborar um artigo que envolva conceitos de Neuroeducação – Metodologia Científica II

. Supervisão de estágio II

. O Bilinguismo e o Cérebro

. Psicomotricidade e Aprendizagem – Como o cérebro pode aprender motoramente? Qual a relação entre Psicomotricidade e os distúrbios de aprendizagem numa visão do funcionamento cerebral?

. Diversidade Escolar – Reenquadrando a sala de aula em diferentes níveis de aprendizagem e adaptando provas escolares específicas para esses grupos.

Professores previstos:

Profa. Ms. Adriana Leico  Oda  

Profa. Dra. Cristiana Rocca

Profa. Ms. Mariana Mattos

Profa. Ms. Prisicla Dib

Profa. Ms. Teresa Borghi  

Profa. Rosana Mendes Ribeiro

Prof.  Dr.  Jaime  Luiz  Zorzi  

Profa. Dra. Márcia Maria Toledo

Profa. Me Maura Lígia Sanchez  

Prof. Miguel Boaratti

Prof. Me. Rubens Wajnsztejn 

Profa. Dra. Telma Pantano

Profa. Dra. Roberta de Carvalho Barabás.


Duração:

Carga Horária Total: 400 horas/aula.

Parte presencial: 24 módulos de 15 horas/aula cada, incluindo 2 módulos de supervisão das atividades práticas extra-classe: 40 horas/aula.

Cada módulo preenche 15 horas de aulas teóricas e cada aluno deverá realizar uma avaliação específica e possuir frequência presencial mínima para que seja considerado aprovado.


Valores:

Inscrição: R$160,00

24 Mensalidades: R$566,00 para pagamento antecipado até o dia 07 de cada mês ou R$624,00 para pagamento até o dia 20.

*Descontos nas mensalidades para alunos e ex-alunos Cefac.

Forma de pagamento: Boleto bancário ou cartão via pagseguro.

Informações: mariafernanda@cefac.br - 11 3868-0818.

ATENÇÃO: É reservado ao CEFAC, o direito de cancelamento do curso, caso não seja atingido o número mínimo de alunos necessários para abertura do mesmo.

Assine nossa Newsletter!