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Cursos de Aprimoramento

Transtorno do Espectro Autista: Abordagem Multidisciplinar 2019

Unidade: São Paulo - São Paulo - SP

Coordenação: Dra Karina de Araújo Ciquiguti

Dra Karina de Araújo Ciquiguti: Fonoaudióloga formada na Universidade de São Paulo, Mestre e Doutora pela Universidade de São Paulo; Aprimoramento em Acompanhamento Terapêutico de Crianças Autistas; Tutora Cogmed – Treinamento da Memória Operacional. 

Horário:

Mensal - sábado das 8h às 17h30 

Data:

18 de Maio de 2019.


Objetivos:

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) refere-se a um conjunto de condições neurodesenvolvimentais com manifestações comportamentais que incluem comprometimentos qualitativos no desenvolvimento sociocomunicativo, presença de comportamentos estereotipados e um repertório restrito de interesses e atividades. Os sintomas devem trazer alguma limitação ou dificultar o funcionamento diário do indivíduo.
O TEA tem início precoce e as dificuldades tendem a se manifestar de forma mais concreta e efetiva ao longo do desenvolvimento do indivíduo, trazendo, desta forma, prejuízos ao seu desenvolvimento. A manifestação apresenta grande variabilidade na intensidade e na forma da sintomatologia. Assim, podemos ter diversos indivíduos com o mesmo diagnóstico, porém com características e manifestações distintas, confirmando, por esta razão, a importância do termo ”espectro”.
É consenso na literatura que a intervenção precoce minimiza o impacto das alterações nos indivíduos com TEA, uma vez que as janelas de desenvolvimento e a plasticidade cerebral funcionam como fatores protetores para auxiliar nos melhores resultados da intervenção.

Geral
Promover o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista na perspectiva de um trabalho multidisciplinar.

Específicos
O curso tem como objetivos específicos apresentar os achados científicos de maior relevância referentes ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), a atuação multidisciplinar nas áreas de psicologia, fonoaudiologia, pedagogia e terapia ocupacional. Os profissionais destas áreas apresentarão os achados relacionados aos processos de avaliação, intervenção e orientação familiar/ escolar.  Serão ainda tratados temas relacionados à aplicação das escalas de desenvolvimento e relacionados à integração sensorial.

Público Alvo: psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, educadores, pedagogos, psicopedagogos.


Programa:

Módulo 1: Compreendendo o TEA
·Definição, caracterização, atualização do TEA
·Avaliação multidisciplinar
·Intervenção precoce e grupos de risco                
Módulo 2: Avaliação e intervenção psicológicas
·Avaliação psicológica e uso de escalas
·Intervenção Psicológica (ABA: análise aplicada do comportamento): programas de intervenção, orientação a pais e à escola
Módulo 3: Avaliação e intervenção fonoaudiológica
·Avaliação fonoaudiológica
·Intervenção fonoaudiológica: tratamento clínico, orientação a pais e à escola
Módulo 4: Avaliação e intervenção psicopedagógica
·Avaliação psicopedagógica
·Intervenção psicopedagógica: tratamento clínico, orientação à pais e à escola
·Adaptação de material pedagógico
Módulo 5:  Atuação da Terapia Ocupacional
·Características sensoriais e práxis. Orientação à pais, escola e equipe sobre uso de estratégias sensoriais.
Módulo 6: Preparando pais e cuidadores para interagir com crianças com TEA a partir de princípios do método Hanen
·Como aprimorar a comunicação verbal e não verbal de adultos para garantir e desenvolver comunicações mais eficazes com crianças com TEA.

Corpo docente
Profa. Ana Cláudia Moya
Profa. Dra Karina de Araujo Ciquiguti
Profa. Sandra Luca
Profa. Luciana Perroud Seixas Amaral
Profa. Mestre Deborah Rolim 


Duração:

Carga horária total: 60 horas/aula


Valores:

Inscrição: R$ 150,00  

Mensalidades:  R$ 450,00

* Descontos para Ex-Alunos.

* Descontos não acumulativos.

Forma de pagamento: Boleto bancário ou cartão via pagseguro.

Informações: mariafernanda@cefac.br - 11 3868.0818

ATENÇÃO: É reservado ao CEFAC, o direito de cancelamento do curso, caso não seja atingido o número mínimo de alunos necessários para abertura do mesmo.

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