Voltar

Cursos -

Cursos -

Acesse os cursos que oferecemos em outras unidades:
Cursos de Aprimoramento

Transtorno do Espectro Autista: Abordagem Multidisciplinar 2019

Unidade: São Paulo - São Paulo - SP

Coordenação: Dra Karina de Araújo Ciquiguti

Fonoaudióloga no Instituto Ideia. Formada na Universidade de São Paulo, Mestre e Doutora pela Universidade de São Paulo; Aprimoramento em Acompanhamento Terapêutico de Crianças Autistas (Gradual); Participou como colaboradora do Núcleo Especializado em Aprendizagem da Faculdade de Medicina do ABC, nos grupos de diagnóstico de transtornos de aprendizagem e dislexia. Workshop do Modelo Denver de Intervenção Precoce para Crianças com Autismo (ESDM) – 2016; Formação no método PROMPT (nível I) pelo The Prompt Institute, EUA. Técnica indicada para crianças com distúrbios motores de fala (Apraxia, Disartria) – 2016 

Horário:

Mensal - sábado das 8h às 17h30 

Data:

18 de Maio de 2019.


Objetivos:

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) refere-se a um conjunto de condições neurodesenvolvimentais com manifestações comportamentais que incluem comprometimentos qualitativos no desenvolvimento sociocomunicativo, presença de comportamentos estereotipados e um repertório restrito de interesses e atividades. Os sintomas devem trazer alguma limitação ou dificultar o funcionamento diário do indivíduo. 

O TEA tem início precoce e as dificuldades tendem a se manifestar de forma mais concreta e efetiva ao longo do desenvolvimento do indivíduo, trazendo, desta forma, prejuízos ao seu desenvolvimento. A manifestação apresenta grande variabilidade na intensidade e na forma da sintomatologia. Assim, podemos ter diversos indivíduos com o mesmo diagnóstico, porém com características e manifestações distintas, confirmando, por esta razão, a importância do termo ”espectro”. 

É consenso na literatura que a intervenção precoce minimiza o impacto das alterações nos indivíduos com TEA, uma vez que as janelas de desenvolvimento e a plasticidade cerebral funcionam como fatores protetores para auxiliar nos melhores resultados da intervenção. 

Objetivo Geral:

Promover o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista na perspectiva de um trabalho multidisciplinar.  

Objetivos Específicos:

O curso tem como objetivos específicos apresentar os achados científicos de maior relevância referentes ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), a atuação multidisciplinar nas áreas de psicologia, fonoaudiologia, pedagogia e terapia ocupacional. Os profissionais destas áreas apresentarão os achados relacionados aos processos de avaliação, intervenção e orientação familiar/ escolar.  Serão ainda tratados temas relacionados à aplicação das escalas de desenvolvimento e relacionados à integração sensorial.

Programa:

Configuração:  6 módulos  de 10 horas/ aula cada.  

Público Alvo: psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, educadores, pedagogos, psicopedagogos.


Programa:

Módulo 1: Compreendendo o TEA : definição e caracterização na perspectiva da Neuropediatra. 

· Definição, caracterização, atualização do TEA

· Avaliação multidisciplinar 

· Intervenção precoce e grupos de risco 

Profa. Dra. Monica Scatolin                 

Módulo 2: Avaliação e Intervenção Psicólogica – princípios da Análise aplicada do Comportamento (ABA)

· Avaliação psicológica e uso de escalas 

· Intervenção Psicológica (ABA: análise aplicada do comportamento): programas de intervenção, orientação a pais e à escola

Profa. Me. Fernanda Bernardinelli

Módulo 3: Avaliação e Intervenção Fonoaudiológica em crianças com TEA - instrumentalização para a prática clínica

· Avaliação fonoaudiológica

· Intervenção fonoaudiológica: tratamento clínico, orientação a pais e à escola 

Profa Dra Karina de Araujo Ciquiguti 

Módulo 4: Avaliação e intervenção psicopedagógica: atuação nas escolas e adaptação de material.

· Avaliação psicopedagógica 

· Intervenção psicopedagógica: tratamento clínico, orientação à pais e à escola

· Adaptação de material pedagógico

Profa Vanessa Cristiane Lucio de Godoy Strauss

Profa Lucimara de Farias Mizael

Módulo 5:  Atuação da Terapia Ocupacional: aspectos motores, praxicos e sensorias.

· Características sensoriais e práxis. Orientação à pais, escola e equipe sobre uso de estratégias sensoriais.

Profa Esp Luciana Perroud Seixas Amaral 

Profa Esp Celliny G Nosch Moda

Módulo 6: Preparando pais e cuidadores para interagir com crianças com TEA 

· Como aprimorar a comunicação verbal e não verbal de adultos para garantir e desenvolver comunicações mais eficazes com crianças com TEA

· Estratégias de estimulação em casa

Prof Me Deborah Rolim 


Duração:

Carga horária total: 60 horas/aula


Valores:

Inscrição: R$ 150,00  

Mensalidades:  R$ 450,00

* Descontos para Ex-Alunos.

* Descontos não acumulativos.

Forma de pagamento: Boleto bancário ou cartão via pagseguro.

Informações: mariafernanda@cefac.br - 11 3868.0818

ATENÇÃO: É reservado ao CEFAC, o direito de cancelamento do curso, caso não seja atingido o número mínimo de alunos necessários para abertura do mesmo.

OUTROS CURSOS























Assine nossa Newsletter!