Voltar

Cursos -

Cursos -

Acesse os cursos que oferecemos em outras unidades:
Cursos de Extensão

“As letras falam: metodologia para alfabetização” Em Ribeirão Preto/ SP

Unidade: São Paulo - São Paulo - SP

Coordenação: Jaime Luiz Zorzi

Profº Dr. Jaime Luiz Zorzi, fonoaudiólogo, Especialista em Linguagem Oral e Escrita, Mestre em Distúrbios da Comunicação e Doutor em Educação, na área de Metodologia do Ensino. Tem larga experiência no diagnóstico e tratamento de crianças e jovens com problemas de aprendizagem da leitura e da escrita, na atuação em equipes interdisciplinares e na orientação e formação de professores do ensino fundamental e infantil. Diretor e professor do CEFAC – Saúde e Educação coordena e organiza cursos de educação continuada para educadores, fonoaudiólogos, psicopedagogos, psicólogos e demais profissionais que atuam no campo do aprendizado e do desenvolvimento. Autor de várias obras voltadas para a linguagem oral, escrita, distúrbios de aprendizagem e outros temas ligados à neuroaprendizagem. 

Local do curso: Taiwan Hotel - Rua Lafaiete, 1370 – Centro / Ribeirão Preto – SP / Cep.: 14015-080

Horário:

Sábado das 08h às 17h

Data:

23 de Junho de 2018


Objetivos:

“As letras falam: metodologia para alfabetização” é uma proposta de ensino desenvolvida graças ao desafio de alfabetizar crianças com problemas de aprendizagem, já marcadas pelo insucesso escolar e por anos seguidos de tentativas frustradas. Esta metodologia está construída de forma progressiva, estruturada e sequencial, seguindo uma orientação fônica, e que tem por objetivo desenvolver competências fundamentais envolvidas no processo de alfabetização, dentre elas as chamadas habilidades metafonológicas e as correspondências entre fonemas e grafemas.  

A metodologia aqui apresentada propõe atividades simples, planejadas para promover, de forma sistemática e eficaz, o aprendizado do funcionamento do código alfabético, podendo ser aplicada no ensino regular com crianças que iniciam o processo de alfabetização, em sala de recursos e no atendimento clínico (fonoaudiológico, psicopedagógico, psicológico) de crianças com problemas de aprendizagem. 

Alfabetização e consolidação de competências em leitura e escrita estão na base dos verdadeiros progressos no processo de letramento e na garantia de condições favoráveis para o sucesso acadêmico de modo geral. 

Objetivo: Promover conhecimentos para uma efetiva aplicação, em sala de aula, e em clínicas, da proposta “As letras falam: metodologia para alfabetização”.

Público alvo: Professores, psicopedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos, pedagogos, estudantes de graduação e demais profissionais envolvidos no processo de ensino da linguagem escrita.

 


Programa:

· Compreendendo a constituição sonora das palavras: sílabas e fonemas

· Consciência fonológica, correspondência fonema-grafema, alfabetização e os princípios da ortografia

· A constituição das rotas fonológica e lexical e seus efeitos no processo de alfabetização

· Como promover o desenvolvimento da escrita em crianças com defasagem escolar, apresentando características elementares aprendizagem da escrita

· Apresentação do programa “As letras falam: metodologia para alfabetização”, com explicações passo a passo a respeito de sua aplicação.


Duração:

Carga horária total: 10 horas/ aula


Valores:

Inscrição: R$280,00

*Promoção: ex-alunos CEFAC e estudantes: R$250,00

Informações: mariafernanda@cefac.br – tel. 11 3868-0818

Link para a música: https://www.youtube.com/watch?v=pBsfpU9zWNI

Link para o vídeo explicativo: https://www.youtube.com/watch?v=LsZlmRgjB5Y

Link para aquisição do livro: www.phonicseditora.com.br 

ATENÇÃO: É reservado ao CEFAC, o direito de cancelamento do curso, caso não seja atingido o número mínimo de alunos necessários para abertura do mesmo.

OUTROS CURSOS













































Assine nossa Newsletter!