Voltar

Cursos -

Cursos -

Acesse os cursos que oferecemos em outras unidades:
Cursos de Especialização

Alfabetização e Letramento na Perspectiva da Neuroaprendizagem 2018 - FAMOSP/ CEFAC

Unidade: São Paulo - São Paulo - SP

Coordenação: Prof. Dr. Jaime Luiz Zorzi

Dr. Jaime Luiz Zorzi - Especialização na área da Linguagem, formado em fonoaudiologia pela PUCSP, em 1976. Mestre em Distúrbios da Comunicação pela PUCSP, em 1988. Doutor em Educação pela UNICAMP, área da Metodologia do Ensino, em 1997. Ex-docente dos cursos de Fonoaudiologia da PUCSP e da Faculdade de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Coordenador e professor dos Cursos de Especialização em Linguagem e Educação do CEFAC –Saúde e Educação, São Paulo. Pesquisador nas áreas de desenvolvimento da linguagem oral infantil e de aprendizagem da leitura e da escrita.

FAMOSP – FACULDADE MORZATEUM DE SÃO PAULO - www.mozarteum.br Curso reconhecido pelo MEC com registro no sistema e_MEC n° 003/2015 Portaria.

Instituição credenciada no Sistema Federal de Ensino, sob ato regulatório de credenciamento registrado na Portaria MEC 72826/1973, de 11 de setembro de 2012, publicado em 12 de setembro de 2012, e de recredenciamento na Portaria 1126/2012, de 21 de setembro de 1973, publicado em 21 de setembro de 1973.

INSTITUIÇÕES DE APOIO: CEFAC – Saúde e Educação.

Horário:

Mensal - Sextas das 18h às 22h e Sábados das 08h às 17h30

Data:

28 de Setembro de 2018


Objetivos:

Proporcionar conhecimentos, recursos e instrumentos, com base nos avanços da neurociência, que possam preparar, com competência, profissionais especialistas nas práticas envolvendo a alfabetização, letramento e aprendizagem em geral, para atuação em ambiente escolar e clínico. Preparar o aluno para atuação em sala de aula, clínicas, equipes multidisciplinares e para a prestação de serviços de assessoria e consultoria.

Público-Alvo 

Pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos


Programa:

Este curso possui como aspecto fundamental a construção de saberes a respeito de processos e mecanismos mentais que resultam na aprendizagem da leitura e da escrita, em seus aspectos envolvendo a alfabetização, o letramento e a compreensão de textos.  Oferece aos formandos diferentes competências para atuar, com eficácia, utilizando procedimentos com bases em evidências científicas, tendo em vista os desafios envolvidos nos processos de alfabetização e letramento.  Possui como metas aprofundar conhecimentos atualizados e relevantes, que permitam observar, analisar e refletir sobre a teoria e práxis pedagógica e clínica na área da aprendizagem, em particular, do domínio eficiente da leitura e da escrita. Desta forma, o curso organiza-se em razão dos fundamentos necessários para uma atuação prática especializada, tendo como base estudos sociolinguísticos, neurolinguísticos, psicolinguísticos, neuropsicológicos, pedagógicos e fonoaudiológicos, que determinam fortemente o desenvolvimento, a aprendizagem e a inserção social. 

Conteúdo programático

· Questões atuais sobre letramento e alfabetização: Por que tem sido tão difícil ensinar a ler e escrever no Brasil?

· A educação infantil: como desenvolver competências necessárias para o aprendizado da leitura e da escrita?

· Sistemas alfabéticos de escrita

· As letras falam: metodologia para alfabetização

· Como ensinar ortografia: Descomplicando a escrita – atividades ortográficas para muitas idades e todas as dificuldades

· Produção textual: Gêneros discursivos

· Leitura e compreensão leitora 

· Adaptações curriculares para alunos com diferentes tipos de transtornos de aprendizagem – parte I

· Adaptações curriculares para alunos com diferentes tipos de transtornos de aprendizagem – parte II

· Metodologia científica I

· Metodologia científica II

· A Base Nacional Comum Curricular e a educação: quais as mudanças e como implementá-las na prática pedagógica

· A neurociência aplicada ao ensino e à aprendizagem

· Estratégias para a estimulação sensorial, da memória, atenção e funções executivas

· Compreendendo o bilinguismo a partir do funcionamento cerebral

· Compreendendo os transtornos de aprendizagem: dislexia, distúrbios de aprendizagem, dificuldades escolares, discalculia e TDAH

· Alfabetização matemática

· A arte de contar histórias

· Procedimentos abertos de avaliação em leitura e escrita

· Autismo e aprendizagem

· Síndrome de Down, Deficiência intelectual e aprendizagem

· Compreendendo o processamento auditivo no contexto do ensino e da aprendizagem

· Transtornos neuropsiquiátricos e seus impactos na aprendizagem

· Apresentação dos trabalhos de conclusão de curso

Corpo docente previsto:

Profa. Dra. Adriana Kida

Profa. Esp. Divani Albuquerque Nunes

Profa. Dra. Flávia Benevides Foz

Prof. Dr. Jaime Zorzi

Profa. Ms. Kelly Park

Profa. Ms. Mara Daher

Profa. Ms. Maura Sanchez

Profa. Ms. Nelma Barros

Profa. Ms. Roberta Barabás

Profa. Esp. Rosana Mendes

Prof. Ms. Rubens Wajnstejn

Profa. Dra. Simone Capellini

Profa. Dra.Telma Pantano


Duração:

Carga horária total: 360 horas/aula

24 módulos de 15 horas/ aula cada.


Valores:

Inscrição: R$120,00

Mensalidade: R$490,00 para pagamento antecipado até o dia 07 de cada mês ou R$540,00 para pagamento até o dia 20.

* Descontos para Ex-Alunos do CEFAC.

Informações: cursos@cefac.br - 11 3868 0819 ou 3868 0818 ramal 809.

ATENÇÃO: É reservado ao CEFAC, o direito de cancelamento do curso, caso não seja atingido o número mínimo de alunos necessários para abertura do mesmo.

Assine nossa Newsletter!