Voltar

Cursos -

Cursos -

Acesse os cursos que oferecemos em outras unidades:
Cursos de Aprimoramento

Transtorno do Espectro Autista: Abordagem Multidisciplinar 2019

Unidade: Vitória - Vitória - ES

Coordenação: Dra. Karina de Araújo Ciquiguti

Fonoaudióloga no Instituto Ideia. Formada na Universidade de São Paulo, Mestre e Doutora pela Universidade de São Paulo; Aprimoramento em Acompanhamento Terapêutico de Crianças Autistas (Gradual); Participou como colaboradora do Núcleo Especializado em Aprendizagem da Faculdade de Medicina do ABC, nos grupos de diagnóstico de transtornos de aprendizagem e dislexia. Workshop do Modelo Denver de Intervenção Precoce para Crianças com Autismo (ESDM) – 2016; Formação no método PROMPT (nível I) pelo The Prompt Institute, EUA. Técnica indicada para crianças com distúrbios motores de fala (Apraxia, Disartria) – 2016 

Horário:

Das 8h30 às 17h30 

Aos sábados umas vez ao mês.

Data:

11 de Maio de 2019.


Objetivos:

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) refere-se a um conjunto de condições neurodesenvolvimentais com manifestações comportamentais que incluem comprometimentos qualitativos no desenvolvimento sociocomunicativo, presença de comportamentos estereotipados e um repertório restrito de interesses e atividades. Os sintomas devem trazer alguma limitação ou dificultar o funcionamento diário do indivíduo. 

O TEA tem início precoce e as dificuldades tendem a se manifestar de forma mais concreta e efetiva ao longo do desenvolvimento do indivíduo, trazendo, desta forma, prejuízos ao seu desenvolvimento. A manifestação apresenta grande variabilidade na intensidade e na forma da sintomatologia. Assim, podemos ter diversos indivíduos com o mesmo diagnóstico, porém com características e manifestações distintas, confirmando, por esta razão, a importância do termo ”espectro”. 

É consenso na literatura que a intervenção precoce minimiza o impacto das alterações nos indivíduos com TEA, uma vez que as janelas de desenvolvimento e a plasticidade cerebral funcionam como fatores protetores para auxiliar nos melhores resultados da intervenção. 

Objetivo Geral:

Promover o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista na perspectiva de um trabalho multidisciplinar.  

Objetivos Específicos:

O curso tem como objetivos específicos apresentar os achados científicos de maior relevância referentes ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), a atuação multidisciplinar nas áreas de psicologia, fonoaudiologia, pedagogia e terapia ocupacional. Os profissionais destas áreas apresentarão os achados relacionados aos processos de avaliação, intervenção e orientação familiar/ escolar.  Serão ainda tratados temas relacionados à aplicação das escalas de desenvolvimento e relacionados à integração sensorial.

Programa:

Configuração:  6 módulos  de 10 horas/ aula cada.  

Público Alvo: psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, educadores, pedagogos, psicopedagogos.


Programa:

CRONOGRAMA:

Módulo 1: Compreendendo o TEA : definição e caracterização na perspectiva da Neuropediatra. Profa. Dra. Monica Scatolin 

·Definição, caracterização, atualização do TEA

·Avaliação multidisciplinar 

·Intervenção precoce e grupos de risco                

Módulo 2: Avaliação e Intervenção Psicólogica – princípios da Análise aplicada do Comportamento (ABA) Profa. Fernanda Bernardinelli

·Avaliação psicológica e uso de escalas 

·Intervenção Psicológica (ABA: análise aplicada do comportamento): programas de intervenção, orientação a pais e à escola

Módulo 3: Avaliação e Intervenção Fonoaudiológica em crianças com TEA - instrumentalização para a prática clínica Profa. Dra. Karina de Araujo Ciquiguti 

·Avaliação fonoaudiológica

·Intervenção fonoaudiológica: tratamento clínico, orientação a pais e à escola  

Módulo 4: Avaliação e intervenção psicopedagógica: atuação nas escolas e adaptação de material. Profa. Vanessa Cristiane Lucio de Godoy Strauss / Profa. Lucimara de Farias Mizael

·Avaliação psicopedagógica 

·Intervenção psicopedagógica: tratamento clínico, orientação à pais e à escola

·Adaptação de material pedagógico 

Módulo 5:  Atuação da Terapia Ocupacional: aspectos motores, praxicos e sensorias. Profa. Luciana Perroud Seixas Amaral / Celliny G Nosch Moda 

·Características sensoriais e práxis. Orientação à pais, escola e equipe sobre uso de estratégias sensoriais. 

Módulo 6: Preparando pais e cuidadores para interagir com crianças com TEA.  Profa. Deborah Rolim

·Como aprimorar a comunicação verbal e não verbal de adultos para garantir e desenvolver comunicações mais eficazes com crianças com TEA

·Estratégias de estimulação em casa


Duração:

Carga horária total: 60 horas/ aula.

 


Valores:

Inscrição: R$80,00 até 30/03/2019, após essa data R$120,00.  

Mensalidades: 06 parcelas de R$380,00.

Forma de pagamento: Boleto bancário ou cartão via pagseguro.

Descontos nas mensalidades para alunos e ex-alunos do CEFAC.

Informações: Tel. (27) 3019-6460/ e-mail: vitoria@cefac.br 

Coordenadora local: Tatiane Accyole Gastão 

(karoline Mariani - mariani.karol@gmail.com) 

ATENÇÃO: É reservado ao CEFAC, o direito de cancelamento do curso caso não seja atingido o número necessário de alunos para fechamento da turma. 

OUTROS CURSOS
























Assine nossa Newsletter!