Voltar

Cursos -

Cursos -

Acesse os cursos que oferecemos em outras unidades:
Cursos de Aprimoramento

Leitura e Escrita: Como Superar os Desafios para Ensinar a Ler e a Escrever: Alfabetização e Ortografização - CURSO ONLINE AO VIVO DIRETO COM O PROFESSOR - CURSO CONFIRMADO

Unidade: São Paulo - São Paulo - SP

Coordenação: Prof. Dr. Jaime Zorzi

CRFª 3681 - Fonoaudiólogo, Mestre em Distúrbios da Comunicação, Especialista em Linguagem e Doutor em Educação, na área da Metodologia do Ensino. Professor e Diretor do CEFAC – Saúde e Educação. 

Autor de várias obras de interesse clínico e pedagógico, voltadas para as questões da aquisição e alterações da linguagem oral e escrita. Entre elas destacam-se: PROC – Protocolo de observação do comportamento infantil; Alterações da linguagem infantil; Pensando em imagens, sons, palavras e letras; As letras falam – metodologia para alfabetização e Descomplicando a Escrita. 

Horário:

Semanal - Terça-feira, das 19h às 22h.

Data:

15 de Setembro de 2020.

 


Objetivos:

A realidade educacional

A Educação é, sem dúvida, o ponto central para garantir o desenvolvimento pessoal, social e econômico. Nesse contexto, o Ensino Fundamental assume um papel básico no sentido de que deve propiciar condições para que seus alunos aprendam a ler e a escrever com competência, uma vez que esta é porta de entrada, e a condição de permanência, no longo processo educacional. 

Porém, com uma frequência muito alta, os esforços para alfabetizar nossas crianças não têm alcançado o êxito desejado, o que tem resultado em uma parcela significativa de alunos que demoram para ser alfabetizados ou que chegam ao final do 3º ano do ensino fundamental sem saber ler e escrever. 

Podemos elencar uma série de razões para justificar insucesso tão duradouro. Entre elas, o processo de alfabetização é apontado como tendo papel relevante, considerando-se as dificuldades históricas que nosso sistema educacional encontra para poder propiciar o ensino eficaz da leitura e da escrita. 

A superação dessa realidade depende, por um lado, da elaboração de projetos pedagógicos que tenham como base a aplicação dos conhecimentos que as ciências da aprendizagem e do desenvolvimento colocam ao nosso dispor. Por outro lado, e o que é mais importante, qualquer projeto somente terá êxito na medida em que professores e gestores neles acreditem e se preparem devidamente para levá-los adiante. 

Objetivos gerais

Considerando as dificuldades apontadas, assim como o foco que atualmente está sendo dado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pela Política Nacional de Alfabetização (PNA), este curso tem por objetivo apresentar um conjunto de conhecimentos, baseados em evidências,  que permitam ao professor desenvolver e aplicar, de forma consistente e prática, novas propostas de ações, na educação infantil e nas séries iniciais do fundamental, voltadas para garantir uma alfabetização mais eficaz. 

Objetivos específicos

Propiciar as condições para desenvolver competências essenciais para a alfabetização:

· Consciência fonêmica;

· Conhecimento fônico: correspondência fonema-grafema;

· Fluência em leitura oral; 

· Desenvolvimento de vocabulário;

· Compreensão de textos;

· Produção textual;

· Enriquecimento linguístico-cognitivo

· Ortografia.


Programa:

· BNCC e Política Nacional de Alfabetização

· Alfabetização, literacia e letramento

· A questão dos métodos de alfabetização: o que podemos aprender com cada um deles?

· Princípios dos sistemas alfabéticos de escrita

· Sistema fonêmico do português do Brasil

· Como segmentar a fala em unidades menores: uso de gravação digital

· Funcionamento cerebral na leitura e na escrita: como as crianças aprendem a ler e a escrever

· A consciência fonológica e sua importância no processo de alfabetização

· Fases de desenvolvimento da leitura e da escrita e suas relações com a consciência fonológica

· Sistema de Escrita do Português Brasileiro

· Notação ortográfica

· Palavras regulares e irregulares

· A estrutura silábica do português do Brasil

· Relação entre a linguagem oral, a leitura e a escrita

· Habilidades cognitivo-linguísticas e alfabetização

· A habilidades linguísticas e cognitivas que dão suporte para a compreensão de leitura

· Compreensão e produção de textos

· Transtornos de aprendizagem e a Identificação precoce de problemas;

· Adaptação curricular

· Apresentação do programa “Pensando em imagens, sons, palavras e letras” para aplicação na etapa final do ensino infantil”

· Apresentação do programa “As letras falam: metodologia para alfabetização”

· Apresentação do programa “Descomplicando a escrita” para o ensino sistemático da ortografia 

Público alvo: professores do ensino fundamental e da educação infantil; coordenadores pedagógicos; psicopedagogos; especialistas em neuropsicologia; fonoaudiólogos; psicólogos e estudantes de graduação. 


Duração:

Carga horária total: 48 horas/ aula.

16 encontros com 3 horas de duração cada – 4 meses.


Valores:

Inscrição: R$50,00

4 Mensalidades: R$ 210,00 

*Descontos nas mensalidades para alunos e ex-alunos Cefac.

Forma de pagamento: Boleto bancário ou cartão via pagseguro.

Informações: mariafernanda@cefac.br - 11 3868-0818.

ATENÇÃO: É reservado ao CEFAC, o direito de cancelamento do curso, caso não seja atingido o número mínimo de alunos necessários para abertura do mesmo.

OUTROS CURSOS


















Assine nossa Newsletter!