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PROC – Protocolo de Observação Comportamental - CURSO ONLINE – AO VIVO DIRETO COM OS PROFESSORES

Unidade: São Paulo - São Paulo - SP

Coordenação: Profa. Dra. Simone Hage e Prof. Dr. Jaime Zorzi

 

Profa. Dra. Simone Hage - CRFª 4162

Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade do Sagrado Coração (1986), mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1994), doutora em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (2000), estágio de pós-doutorado na Universidad de Navarra, aperfeiçoamento em Pedagogia Universitária pela USP. Realização de estágios no exterior na área de Psicolinguística e Distúrbios da Linguagem: Universidade de Barcelona (ES), Universidade de Salamanca (ES). Professora Associada 2 do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade de São Paulo - FOB/USP nos cursos de graduação e pós-graduação stritu sensu. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: transtorno do desenvolvimento linguagem, transtorno específico de aprendizagem, avaliação de linguagem oral e escrita, normatização e validação de testes/protocolos em linguagem.

 

Prof. Dr. Jaime Zorzi-  CRFª 3681

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1976), mestrado em Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Tem desenvolvido procedimentos de avaliação, diagnóstico e intervenção, largamente adotados em cursos de graduação e na prática clínica fonoaudiológica e psicopedagógica. Atua no CEFAC Saúde e Educação, como coordenador, organizador e professor de cursos de especialização, aprimoramento e extensão nas áreas da Fonoaudiologia, Educação, Aprendizagem e Neurociências. Tem trabalhado em programas de formação de professores de ensino fundamental e em assessoria educacional. Tem experiência na área de Fonoaudiologia e Educação, com ênfase em desenvolvimento infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: fonoaudiologia, linguagem e aprendizagem. Suas pesquisas mais atuais estão voltadas para a área da aprendizagem e dos distúrbios da leitura e da escrita. Recebeu da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, o prêmio "Mérito Fonoaudiológico" em 2010. Seus trabalhos mais recentes são a publicação do método de alfabetização denominado "As letras falam" e da metodologia para o ensino da ortografia, com o título "Descomplicando a Escrita".

 

Horário:

Dois encontros de 4 horas cada - das 18h às 22h.

Data:

08 e 10 de Setembro de 2020.


Objetivos:

Um grande desafio para os fonoaudiólogos é a avaliação de linguagem, principalmente em crianças pequenas, com ausência de oralidade ou desenvolvimento linguístico muito limitado. Outra grande dificuldade é identificar se o déficit é de natureza predominantemente linguística (Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem) ou se faz parte de transtornos mais abrangentes do desenvolvimento, como o TEA e a deficiência intelectual. 

Planejado, na prática clínica, para auxiliar no diagnóstico e nas diretrizes terapêuticas, O PROC é um protocolo de avaliação, de base qualitativa, voltado para a análise de vários aspectos do comportamento, como o desenvolvimento cognitivo, maturidade simbólica, comunicação não verbal e verbal, assim como habilidades interativas e sociais (pragmáticas).  


Programa:

• O que é o PROC, suas finalidades e referencial teórico;

• Dados do desenvolvimento sensório-motor e representativo empregados na compreensão das alterações da linguagem e da evolução mais global;

• A evolução da comunicação não verbal até a comunicação verbal: principais marcos a serem observados;

• Relações entre o desenvolvimento da linguagem oral no contexto das atividades representativas: brinquedo simbólico e imitação simbólica;

• O que é a maturidade simbólica e suas relações com o desenvolvimento da linguagem;

• A aplicação do PROC para medir competências relativas aos aspectos de conteúdo (semânticos), pragmáticos/sociais e linguísticos propriamente ditos;

• Como interpretar os dados observados nos diversos aspectos do desenvolvimento;

• O uso do PROC no levantamentos de hipóteses diagnósticas: Transtornos do desenvolvimento da linguagem ou transtornos mais globais do desenvolvimento (TEA, deficiência intelectual, outras alterações neuro evolutivas);

• Diretrizes para diagnóstico e abordagem clínica.

 

Público alvo: fonoaudiólogos e estudantes de fonoaudiologia.


Duração:

Carga horária total: 08 horas/ aula.


Valores:

R$ 230,00.

*Descontos especiais para ex-alunos Cefac.

Forma de pagamento: Boleto bancário ou cartão via pagseguro.

*Informações: mariafernanda@cefac.br - 11 3868-0818.

 

ATENÇÃO: É reservado ao CEFAC, o direito de cancelamento do curso, caso não seja atingido o número mínimo de alunos necessários para abertura do mesmo.

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