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Cursos de Especialização

Linguagem, com Ênfase nos Distúrbios de Aprendizagem e na Atuação Educacional – CURSO ONLINE 2020 - FAMOSP/ CEFAC - AO VIVO DIRETO COM O PROFESSOR - CURSO CONFIRMADO - INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Unidade: São Paulo - São Paulo - SP

Coordenação: Prof. Dr. Jaime Luiz Zorzi - CRFa 3681

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1976), mestrado em Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Tem desenvolvido procedimentos de avaliação, diagnóstico e intervenção, largamente adotados em cursos de graduação e na prática clínica fonoaudiológica e psicopedagógica. Atua no CEFAC Saúde e Educação, como coordenador, organizador e professor de cursos de especialização, aprimoramento e extensão nas áreas da Fonoaudiologia, Educação, Aprendizagem e Neurociências. Tem trabalhado em programas de formação de professores de ensino fundamental e em assessoria educacional. Tem experiência na área de Fonoaudiologia e Educação, com ênfase em desenvolvimento infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: fonoaudiologia, linguagem e aprendizagem. Suas pesquisas mais atuais estão voltadas para a área da aprendizagem e dos distúrbios da leitura e da escrita. Recebeu da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, o prêmio "Mérito Fonoaudiológico" em 2010. Seus trabalhos mais recentes são a publicação do método de alfabetização denominado "As letras falam" e da metodologia para o ensino da ortografia, com o título "Descomplicando a Escrita".

 

 

FAMOSP – FACULDADE MORZATEUM DE SÃO PAULO - www.mozarteum.br Curso reconhecido pelo MEC com registro no sistema e_MEC n° 003/2015 Portaria.

Instituição credenciada no Sistema Federal de Ensino, sob ato regulatório de credenciamento registrado na Portaria MEC 72826/1973, de 11 de setembro de 2012, e de recredenciamento na Portaria 1126/2012 publicado em 12 de setembro de 2012.

INSTITUIÇÕES DE APOIO: CEFAC – Saúde e Educação

Horário:

Mensal - Sextas das 18h às 22h e Sábados das 08h às 17h.

Data:

11 de Setembro de 2020.


Objetivos:

Propiciar, ao profissional fonoaudiólogo, conhecimentos atualizados, que permitam, de modo aprofundado e específico, a observação, análise e reflexão sobre a teoria e práxis desta área de atuação envolvendo aprendizagem, linguagem oral, linguagem escrita e educação. 

Dar acesso a conhecimentos, recursos e instrumentos que possam preparar, com competência, o fonoaudiólogo como especialista nas alterações da linguagem oral da infância, na aprendizagem da leitura e da escrita e nas questões educacionais, para atuação em equipes multidisciplinares e, em especial, junto aos profissionais da área da educação, nos mais diversos níveis e modalidades de ensino. 

Preparar o aluno para atuação em equipes multidisciplinares e para a prestação de serviços de assessoria e consultoria.


Programa:

Este curso possui como aspecto fundamental a construção da comunicação humana, em seus aspectos orais e escritos, e suas relações com a aprendizagem e a educação. Oferece aos profissionais graduados, em fonoaudiologia, diferentes competências para atuar, com sucesso, por meio da utilização de métodos científicos de prevenção, identificação, intervenção, bem como a avaliação das dificuldades dos indivíduos nas áreas educacional, clínica e institucional. Possui como metas aprofundar conhecimentos atualizados e relevantes, que permitam observar, analisar e refletir sobre a teoria e práxis da fonoaudiologia na área da comunicação oral e escrita. Desta forma, o curso está organizado em razão dos fundamentos necessários para uma atuação prática especializada, tendo como base estudos sociolinguísticos, neurolinguísticos, psicolinguísticos, neuropsicológicos, pedagógicos e fonoaudiológicos, que determinam fortemente o desenvolvimento, a aprendizagem e a inserção social. 

 

1. Desenvolvimento da comunicação oral e transtornos de linguagem na infância 

Ementa: principais etapas e marcadores do desenvolvimento da comunicação verbal e não verbal; conceituação e classificação dos principais transtornos de linguagem: transtornos específicos de linguagem, dispraxias verbais, aspectos diferenciadores entre Transtornos específicos e a deficiência auditiva, deficiência intelectual e autismo. Indicadores de crianças de risco para problemas de linguagem e aprendizagem.

 

2. Procedimentos de avaliação de linguagem oral em seus aspectos semânticos, pragmáticos e formais

Ementa: objetivos e estrutura de procedimentos de avaliação de linguagem infantil e de competências comunicativas; aspectos a serem avaliados: semânticos, pragmáticos e funcionais; apresentação de testes, protocolos e orientação a respeito da aplicação dos instrumentos: PROC, ABFW, escalas de desenvolvimento; elaboração de relatórios; vocabulário receptivo e expressivo; orientação para aplicação de provas.

 

3. Apresentação de resultados da aplicação de provas de avaliação de linguagem oral e competências comunicativas  

Ementa: apresentação, análise e discussão supervisionada dos resultados das provas aplicadas pelos alunos, de acordo com os procedimentos do módulo Atividades Práticas I. Elaboração de relatórios e planejamento terapêutico.

 

4. Abordagens terapêuticas nos transtornos de linguagem na infância 

Ementa: Diagnóstico e planejamento terapêutico; estabelecimento de metas a curto, médio e longo prazo; abordagens terapêuticas voltadas para os transtornos da linguagem oral: terapia nos casos de TEL, dispraxias, atrasos de linguagem; apresentação de casos para análise e discussão.

 

5. Avaliação diagnóstico e terapia das alterações de fala de origem fonológica e fonética

Ementa: Fonética e fonologia; alterações articulatórias e distúrbio fonológico; métodos de avaliação e tratamento das alterações de fala.

 

6. Alterações da fala: apraxia 

Ementa: Fundamentação teórica e definição de Apraxia de Fala na Infância (AFI), terminologia, diagnóstico diferencial, sinais e características da AFI, aspectos de alerta, aspectos norteadores de avaliação, princípios e modelos de intervenção. A disciplina visa que o aluno seja capaz de compreender a base teórica necessária para trabalhar nesta área, compreender as características e entender o diagnóstico diferencial, e conhecer os principais instrumentos e parâmetros de avaliação, bem como de intervenção terapêutica, incluindo o uso da Comunicação Suplementar e Alternativa aplicada à Apraxia de Fala.

 

7. Abordagem fonoaudiológica da gagueira 

Ementa: Fluência x Disfluência x Gagueira; Contribuições recentes das Neurociências para a compreensão da gagueira; Genética e Gagueira; Incidência x Prevalência x Manifestações clínicas; Processo de avaliação especializada em crianças pré-escolares, escolares, adolescentes e adultos; Noções fundamentais para o planejamento fonoterapêutico para crianças, adolescentes e adultos que gaguejam; Estratégias terapêuticas adequadas à tipologia e grau de severidade que atendam  necessidades individuais da pessoa que gagueja respeitando  cada faixa etária.

 

8. Abordagem fonoaudiológica no TEA I – Transtorno do espectro do autismo 

Ementa: Terminologia dos TEA; Historicidade dos TEA; Critérios diagnósticos; Instrumentos de avaliação; Avaliação fonoaudiológica; Planejamento terapêutico; Intervenções multidisciplinares; Família; Escola.

 

9. Abordagem fonoaudiológica no TEA II – Transtorno do espectro do autismo

Ementa: Instrumentos de avaliação; Avaliação fonoaudiológica; Planejamento terapêutico; Intervenções multidisciplinares; Família; Escola.

 

10. Abordagem fonoaudiológica na deficiência intelectual

Ementa: Deficiência Intelectual X Doença Mental. Terminologia da Deficiência Intelectual. Causas da Deficiência Intelectual: Pré - natais, Peri - natais, Pós – natais. Principais tipos de Deficiência Intelectual. Síndrome de Down: mitos e verdades. Síndrome do X-Frágil. Síndrome de Prader – Willi. Síndrome de Algeman. Síndrome de Williams. Inclusão Educacional de alunos com Deficiência Intelectual. Estimulação de linguagem. Adaptação de materiais e conteúdo. 

 

11. Avaliação e terapia de linguagem na deficiência auditiva 

Ementa: Esta disciplina oferece aos alunos do curso de Especialização em Linguagem o conhecimento necessário sobre processos de avaliação e terapia de linguagem (reabilitação auditiva) na clínica fonoaudiológica com bebês e crianças com deficiência auditiva. O conteúdo proposto aborda também noções sobre: a perda de audição (tipo e grau), a tecnologia disponível para o deficiente auditivo (aparelhos de amplificação sonora, implante coclear e sistema de FM) e suas implicações para as tomadas de decisões clinico terapêuticas visando o desenvolvimento de linguagem de crianças com deficiência auditiva de qualquer tipo e grau. A disciplina oferece, ainda, dados sobre desenvolvimento do comportamento auditivo, padrão normalidade para cada faixa etária e suas relações com o desenvolvimento cognitivo, motor e emocional.

 

12. Comunicação suplementar e alternativa 

Ementa: Conceituação, caracterização e utilização da Comunicação Suplementar e/ou Alternativa (CSA). Uso da CSA na aplicação de alterações de linguagem de natureza primária e secundária, objetivos e formas de aplicação clínica e institucional, de natureza variada. Relação da comunicação e intervenção com uso da CSA na inclusão. Uso de tecnologia na intervenção nos distúrbios de fala e linguagem, incluindo recursos de baixa, média e alta tecnologia.

 

13. Leitura-escrita e os transtornos de aprendizagem: dislexia, distúrbios de aprendizagem, discalculia e TDAH 

Ementa: Definição e caracterização dos principais transtornos funcionais do desenvolvimento: dislexia, distúrbios de aprendizagem, discalculia e TDAH; diagnostico diferencial; dificuldades escolares; atuação fonoaudiológica; diagnostico interdisciplinar; relações entre aprendizagem, linguagem oral e linguagem escrita; processamento visual, processamento auditivo e consciência fonológica; atuação interdisciplinar; o papel do fonoaudiólogo em termos de avaliação, diagnóstico e tratamento.

 

14. Procedimentos de avaliação nas alterações da linguagem escrita

Ementa: Estruturação de protocolo de avaliação: o que e por que avaliar; bases teóricas dos procedimentos de avaliação; Apresentação e treinamento para aplicação das principais provas e procedimentos de avaliação em leitura e escrita envolvendo aspectos semânticos, funcionais e pragmáticos: identificação de níveis/fases de letramento; níveis de leitura; linguagem oral; provas de competência em leitura e escrita; consciência fonológica; memória fonológica; nomeação rápida; FAS.

 

15. Apresentação e discussão de resultados de aplicações de provas nas alterações de leitura e escrita 

Ementa: Apresentação e discussão do resultado de provas aplicadas em paciente ou alunos; discussão dos procedimentos; raciocínio clínico-diagnóstico; discussão de casos; diagnóstico diferencial; elaboração de relatórios.

 

16. Políticas públicas de educação, acessibilidade e a atuação fonoaudiológica nos programas e propostas educacionais de inclusão e educação especial

Ementa: Políticas públicas na educação especial e inclusão; acessibilidade, atuação fonoaudiológica nas políticas de inclusão e educação especial; programas de formação e orientação para professores; desenvolvimento de procedimentos para sala de recursos e salas regulares.

 

17. Desenvolvimento do letramento e o trabalho com gêneros textuais

Ementa: O que é letramento; trabalho com gêneros textuais; letramento versus alfabetização; ensino fundamental e letramento; elaboração de sequencias didáticas; experiências de trabalhos na perspectiva de formação de docentes; como desenvolver competências em leitura e escrita na perspectiva do letramento; elaboração de projetos.

 

18. Programas de desenvolvimento de linguagem no final da educação infantil e início do fundamental, com foco na alfabetização

Ementa: planejamento e atuação em programas para o desenvolvimento da linguagem, da fala, e de competências comunicativas nos diversos níveis da educação infantil; identificação e encaminhamento de crianças com risco de aprendizagem; elaboração de programas de prevenção; Caracterização dos sistemas alfabéticos de escrita; metodologias de alfabetização; alfabetização x letramento; competências e habilidades envolvidas no processo de aprendizagem da leitura e da escrita; relações entre linguagem oral e escrita; consciência fonológica e alfabetização; alfabetização baseada em evidências; apresentação de metodologia de alfabetização; atuação na formação de professores alfabetizadores.

 

19. Atividades para consolidação de competências em leitura e escrita: aplicação clínica e educacional

Ementa: aquisição e desenvolvimento da leitura e da escrita na perspectiva das neurociências; processamento da leitura, destacando as rotas fonológica e lexical; estratégias facilitadoras para a leitura lexical e para melhorar a decodificação; estratégias para ler, compreender e significar a leitura; estratégias para promover o gosto pela leitura; estratégias para significar a escrita, valorizando o interlocutor real; projetos de escrita e desenvolvimento do vocabulário; aprimoramento da Ortografia; como eleger uma sequência a ser trabalhada; metodologias diferenciada para cada tipologia de erros e a escolha do léxico; estratégias de autorregulação, promoção da revisão e autocorreção.

 

20. Adaptações curriculares para alunos com diferentes tipos de transtornos de aprendizagem 

Ementa: inclusão e adaptação curricular; protocolos para caracterização dos diferentes perfis de problemas de aprendizagem: deficiência mental, TDAH, dislexia e dificuldade escolar; adaptando a linguagem das provas escolares nos diferentes níveis de escolaridade; critérios para adaptação curricular de provas e avaliações; preparando o professor para a adaptação de material de ensino e avaliação.

 

21. Estratégias para a estimulação da linguagem e as funções executivas 

Ementa: Desenvolvimento das funções executivas, linguagem e aprendizagem numa visão neurocientífica, relações entre linguagem e funções executivas, como estimular as funções, formas de estimulação e controle comportamental para o manejo e desenvolvimento das funções.

 

22. Processamento Auditivo no contexto clínico e educacional: impactos sobre a linguagem e a aprendizagem; estudos de caso 

Ementa: Avaliação das Funções Auditivas Centrais; Quando e Porque da avaliação; Como e o que está sendo avaliado; Testes Comportamentais – Funções Auditivas – Vias Auditivas; Apresentação de casos clínicos: Análise dos Resultados: Integração dos achados da avaliação neuro audiológica aos da avaliação de linguagem; Programas de habilitação/reabilitação de acordo com os achados da avaliação; Apresentação de estratégias e materiais para facilitação da intervenção terapêutica.

 

23. A Neurobiologia do bilinguismo: compreendendo o cérebro bilíngue para a atuação fonoaudiológica

Ementa: conhecimentos sobre os principais mecanismos neurais relacionados ao aprendizado da segunda língua, a organização das línguas no cérebro, o processamento cerebral da língua nativa e da segunda língua, as principais diferenças entre o bilinguismo precoce e o tardio, a atuação fonoaudiológica no contexto bilíngue. 

 

24. Ética e bioética 

Ementa: oferecer, elaborar e discutir princípios sobre comportamento humano eticamente correto, na área das ciências da saúde, incluídos a pesquisa com seres humanos; conhecer, refletir e debater sobre temas avançados da fonoaudiologia; aperfeiçoar e orientar o exercício profissional da fonoaudiologia mediante o conhecimento dos códigos, leis, declarações e recomendações referentes às suas práticas; descrever o funcionamento e as atribuições dos Comitês de Ética em Pesquisa. Apresentação de casos práticos.

Público-Alvo: Fonoaudiólogos

 

Corpo Docente Previsto:

Profa. Dra. Adriana Kida - CRFª 11795 

Profa. Dra. Adriana Limongeli Gurgueira

Profa. Esp. Adriana Vanísia Mendlovitz Albino - CRFª 6-1781   

Profa. Dra. Ana Carina Tamanaha - CRFª 7471 

Profa. Dra.  Flávia Ferreira de Sá e Benevides Foz - CRFª 3190

Profa. Ms. Ignês Maia Ribeiro - CRFª 2-4231    

Prof. Dr. Jaime Luiz Zorzi - CRFª 3681

Profa. Dra. Maria Carolina Versolatto

Profa. Dra. Luciana Mendonça Alves - CRFª 6-1319   

Profa. Ms. Márcia Honora - CRFª 6412   

Profa. Ms. Maura Lígia Sanchez - CRFª 1411J

Profa. Dra. Monique Herrera Cardoso - CRFª 2-18.111 

Profa. Dra. Renata de Souza Lima Figueiredo - CRFª 11377 

Profa. Dra. Rita de Cássia Duarte Leite -CRFª MG308

Profa. Dra. Roberta Barabás - 

Profa. Esp. Rosana Mendes Ribeiro Sanfelippo da Silva -CRFª 7427 

Profa. Dra. Sandra Cristina Fonseca Pires - CRFª 10116

Profa. Dra. Simone Capellini - CRFª 6119   

Profa. Ms. Soraia Romano - CRFª 2-9397 

Profa. Dra. Telma Pantano - CRFª 8771

Profa. Dra. Thelma Regina da Silva Costa - CRFª 4211 

 

O programa, assim como os professores, podem ser modificados sem aviso prévio.


Duração:

Carga horária total:360 horas/aula.

24 módulos mensais de 15 horas/aula na modalidade on-line (12 horas ao vivo, com o professor e 3 horas de estudos individuais) – plataforma Zoom, com interação direta aluno/professor.


Valores:

Inscrição: R$100,00

24 Mensalidades: R$460,00.

*Descontos nas mensalidades ex-alunos Cefac.

Forma de pagamento: Boleto bancário ou cartão via pagseguro.

Informações: mariafernanda@cefac.br - 11 3868-0818.

ATENÇÃO: É reservado ao CEFAC, o direito de cancelamento do curso, caso não seja atingido o número mínimo de alunos necessários para abertura do mesmo.

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