Voltar

Cursos -

Cursos -

Acesse os cursos que oferecemos em outras unidades:
Cursos de Aprimoramento

Avaliação e Intervenção em Leitura e Escrita Abordagem Clínica e Pedagógica - CURSO ONLINE AO-VIVO- DIRETO COM O PROFESSOR - CONFIRMADO

Unidade: São Paulo - São Paulo - SP

Coordenação: Profa. Dra. Simone Capellini e Prof. Dr. Jaime Zorzi

Dra. Simone Capellini CRFa 6119 - Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade do Sagrado Coração (1992), Mestrado em Educação-Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (1996), Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas - FCM-UNICAMP-Campinas-SP (2001), Pós-Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas - FCM-UNICAMP-Campinas-SP (2008). Pós-Doutorado pelo Discovery Centre - University of South Wales - Reino Unido - UK (2012). Livre-Docência em Linguagem Escrita pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FFC/UNESP-Marília-SP (2011). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Fonoaudiologia, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FFC/UNESP-Marília-SP. Coordenadora do Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem - LIDA do Departamento de Fonoaudiologia - FFC/UNESP-Maríília-SP. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Linguagem, Aprendizagem, Escolaridade. Editora Científica Revista CEFAC no período de 2012 a 2015. Visiting Professor 2015-2016 no Dipartimento di Scienze dell 'Educacione della Formazione presso l'Università di Macerata, Macerata, Itália. Membro do Collegio dei Docenti del Corso di Dottorato in Formazione, Patrimonio Culturale e Territori presso l'Università di Macerata, Macerata, Itália (2019 até a presente data).Título Honorary Doctor in Education concedido pela Emil Brunner World University, Miami, USA, 2019. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Linguagem Escrita, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, avaliação da leitura e escrita, avaliação de habilidades metalingüísticas, programas de intervenção, dislexia, disgrafia, transtornos de aprendizagem, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade e transtorno do desenvolvimento da coordenação em coocorrência com transtornos de aprendizagem e transtornos do comportamento.

Dr. Jaime Luiz Zorzi CRFa 3681 - Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1976), mestrado em Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Tem desenvolvido procedimentos de avaliação, diagnóstico e intervenção, largamente adotados em cursos de graduação e na prática clínica fonoaudiológica e psicopedagógica. Atua no CEFAC Saúde e Educação, como coordenador, organizador e professor de cursos de especialização, aprimoramento e extensão nas áreas da Fonoaudiologia, Educação, Aprendizagem e Neurociências. Tem trabalhado em programas de formação de professores de ensino fundamental e em assessoria educacional. Tem experiência na área de Fonoaudiologia e Educação, com ênfase em desenvolvimento infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: fonoaudiologia, linguagem e aprendizagem. Suas pesquisas mais atuais estão voltadas para a área da aprendizagem e dos distúrbios da leitura e da escrita. Recebeu da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, o prêmio "Mérito Fonoaudiológico" em 2010. Seus trabalhos mais recentes são a publicação do método de alfabetização denominado "As letras falam" e da metodologia para o ensino da ortografia, com o título "Descomplicando a Escrita".

Horário:

Sábados mensais - das 08h00 às 17h00.

Aulas ao-vivo via ZOOM.

Data:

03 de Julho de 2021.


Objetivos:

O sucesso, assim como o fracasso escolar depende, fundamentalmente, da aprendizagem da leitura e da escrita. Ensinar a ler e escrever tem sido um desafio constante para nossos professores e clínicos, o que dificulta a evolução de muitos alunos, em especial aqueles que apresentam riscos para problemas de aprendizagem. 

Sabemos que alterações ligadas à aprendizagem podem se manifestar desde muito cedo no desenvolvimento, daí a importância da identificação e da intervenção precoce em crianças de risco, tanto no ensino infantil quanto no fundamental. 

Este curso tem por objetivo preparar profissionais ligados à área da aprendizagem e do desenvolvimento para atuar, de modo efetivo, e com base em evidências científicas, nas questões que envolvem identificação precoce de alterações, avaliação e intervenção no campo da leitura, escrita, estendendo-se também à matemática, com foco na educação infantil e nas etapas iniciais do ensino fundamental. 

 

Público-alvo: Fonoaudiólogos, Psicopedagogos, Professores, Coordenadores Pedagógicos, Psicólogos e Estudantes dessas áreas de conhecimento.

 


Programa:

• Identificação precoce de escolares de risco para problemas de linguagem e aprendizagem na Educação Infantil 

• Identificação precoce de escolares de risco para problemas de leitura no Ensino Fundamental I 

• Avaliação e Intervenção com a leitura no Ensino Fundamental I: nível decodificação 

• Avaliação e Intervenção com a leitura no Ensino Fundamental I: nível fluência de leitura 

• Avaliação e Intervenção com a leitura no Ensino Fundamental I: nível compreensão de leitura I 

• Avaliação e Intervenção com a leitura no Ensino Fundamental I: nível compreensão de leitura II 

• Avaliação e Intervenção com a leitura no Ensino Fundamental II: processos de leitura 

• Avaliação e intervenção com a escrita ortográfica

• Avaliação e intervenção com a escrita caligráfica

• Avaliação e intervenção com a matemática 

• Intervenção no processo de alfabetização: desenvolvimento de habilidades cognitivo linguísticas

 

Corpo docente previsto:

Profa. Dra. Bianca Queiroga

Profa. Dra. Simone Capellini

Profa. Dra. Bianca dos Santos

Profa. Dra. Maíra Anelli Martins

Profa. Dra. Adriana Kida

Profa. Dra. Vera Orlandi Cunha

Profa. Dra. Adriana Marques de Oliveira

Profa. Dra. Andrea Batista

Profa. Dra. Monique Herrera Cardoso

Profa. Dra. Giseli Donadon Germano

Prof. Dr. Jaime Zorzi


Duração:

Carga horária total: 88 horas/aula.


Valores:

Inscrição: R$100,00

11 Mensalidades: R$380,00.

*Descontos nas mensalidades ex-alunos Cefac.

- Forma de pagamento da inscrição: Boleto bancário ou cartão via pagseguro.

- Forma de pagamento das mensalidades: Boleto bancário.

Informações: mariafernanda@cefac.br - 11 3868-0818.

ATENÇÃO: É reservado ao CEFAC, o direito de cancelamento do curso, caso não seja atingido o número mínimo de alunos necessários para abertura do mesmo.

Assine nossa Newsletter!