Voltar

Cursos -

Cursos -

Acesse os cursos que oferecemos em outras unidades:
Cursos de Especialização

Fonoaudiologia Educacional - CURSO ONLINE 2021 - FAMOSP/ CEFAC - AO VIVO DIRETO COM O PROFESSOR - CONFIRMADO

Unidade: São Paulo - São Paulo - SP

Coordenação: Profa. Dra. Simone Capellini e Prof. Dr. Jaime Zorzi

Dra. Simone Capellini CRFa 6119 - Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade do Sagrado Coração (1992), Mestrado em Educação-Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (1996), Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas - FCM-UNICAMP-Campinas-SP (2001), Pós-Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas - FCM-UNICAMP-Campinas-SP (2008). Pós-Doutorado pelo Discovery Centre - University of South Wales - Reino Unido - UK (2012). Livre-Docência em Linguagem Escrita pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FFC/UNESP-Marília-SP (2011). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Fonoaudiologia, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FFC/UNESP-Marília-SP. Coordenadora do Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem - LIDA do Departamento de Fonoaudiologia - FFC/UNESP-Maríília-SP. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Linguagem, Aprendizagem, Escolaridade. Editora Científica Revista CEFAC no período de 2012 a 2015. Visiting Professor 2015-2016 no Dipartimento di Scienze dell 'Educacione della Formazione presso l'Università di Macerata, Macerata, Itália. Membro do Collegio dei Docenti del Corso di Dottorato in Formazione, Patrimonio Culturale e Territori presso l'Università di Macerata, Macerata, Itália (2019 até a presente data).Título Honorary Doctor in Education concedido pela Emil Brunner World University, Miami, USA, 2019. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Linguagem Escrita, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, avaliação da leitura e escrita, avaliação de habilidades metalingüísticas, programas de intervenção, dislexia, disgrafia, transtornos de aprendizagem, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade e transtorno do desenvolvimento da coordenação em coocorrência com transtornos de aprendizagem e transtornos do comportamento.

 

Dr. Jaime Luiz Zorzi CRFa 3681 - Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1976), mestrado em Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Tem desenvolvido procedimentos de avaliação, diagnóstico e intervenção, largamente adotados em cursos de graduação e na prática clínica fonoaudiológica e psicopedagógica. Atua no CEFAC Saúde e Educação, como coordenador, organizador e professor de cursos de especialização, aprimoramento e extensão nas áreas da Fonoaudiologia, Educação, Aprendizagem e Neurociências. Tem trabalhado em programas de formação de professores de ensino fundamental e em assessoria educacional. Tem experiência na área de Fonoaudiologia e Educação, com ênfase em desenvolvimento infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: fonoaudiologia, linguagem e aprendizagem. Suas pesquisas mais atuais estão voltadas para a área da aprendizagem e dos distúrbios da leitura e da escrita. Recebeu da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, o prêmio "Mérito Fonoaudiológico" em 2010. Seus trabalhos mais recentes são a publicação do método de alfabetização denominado "As letras falam" e da metodologia para o ensino da ortografia, com o título "Descomplicando a Escrita".

 

FAMOSP – FACULDADE MORZATEUM DE SÃO PAULO - www.mozarteum.br Curso reconhecido pelo MEC com registro no sistema e_MEC n° 003/2015 Portaria.

 Instituição credenciada no Sistema Federal de Ensino, sob ato regulatório de credenciamento registrado na Portaria MEC 72826/1973, de 11 de setembro de 2012, e de recredenciamento na Portaria 1126/2012 publicado em 12 de setembro de 2012.

 INSTITUIÇÕES DE APOIO: CEFAC – Saúde e Educação

 

Horário:

Três encontros por mês das 18h00 às 22h00 (terça-feira, quarta-feira e quinta-feira).

Data:

15, 16 e 17 de Junho de 2021.


Objetivos:

O fonoaudiólogo, no âmbito educacional, deve ser preparado para atuar junto a equipes escolares a fim de realizar avaliação e diagnóstico institucional em situações de ensino e aprendizagem relacionada à comunicação. O profissional participa do planejamento educacional na elaboração, acompanhamento e execução de projetos, programas e ações que contribuam para o desenvolvimento de habilidades e competências de educadores e educandos, visando à otimização do processo de ensino e aprendizagem.

 

Objetivos Gerais

Fornecer, ao profissional fonoaudiólogo, conhecimentos atualizados, que permitam, de modo aprofundado e específico, a observação, análise e reflexão sobre a teoria e práxis desta área de atuação envolvendo questões educacionais, a aprendizagem, a linguagem oral e a linguagem escrita. 

Proporcionar conhecimentos, recursos e instrumentos que possam preparar, com competência, o fonoaudiólogo como especialista em educação e aprendizagem, para que possa atuar, com base em evidências científicas, em equipes multidisciplinares e, em especial, junto aos profissionais da área da educação, nos mais diversos níveis e modalidades de ensino. 

Preparar o aluno para atuação em equipes educacionais da rede pública e privada e para a prestação de serviços de assessoria e consultoria.

 

Objetivos específicos:

• Participar do diagnóstico institucional a fim de identificar e caracterizar os problemas de aprendizagem tendo em vista a construção de estratégias pedagógicas para a superação e melhorias no processo de ensino–aprendizagem.

• Desenvolver ações educativas, formativas e informativas com vistas à disseminação do conhecimento sobre a interface entre comunicação e aprendizagem para os diferentes atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem: gestores, equipes técnicas, professores, familiares e educandos, inclusive intermediando campanhas públicas ou programas intersetoriais que envolvam a otimização da comunicação e da aprendizagem no âmbito educacional;

• Desenvolver ações institucionais, que busquem a promoção, prevenção, diagnóstico e intervenção de forma integrada ao planejamento educacional, bem como realizar encaminhamentos extraescolares, a fim de criar condições favoráveis para o desenvolvimento e a aprendizagem;

• Participar das ações do Atendimento Educacional Especializado - AEE de acordo com as diretrizes específicas vigentes do Ministério da Educação;

• Orientar a equipe escolar para a identificação de fatores de riscos e alterações ocupacionais ligadas ao âmbito da fonoaudiologia;

• Participar da elaboração, execução e acompanhamento de projetos e propostas educacionais, contribuindo para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, a partir da aplicação de conhecimentos do campo fonoaudiológico;

• Desenvolver ações voltadas à consultoria e assessoria fonoaudiológica no âmbito educacional;

• Participar de Conselhos de Educação nas diferentes esferas governamentais;

• Processos de formação continuada de profissionais da educação;

• Realizar e divulgar pesquisas científicas que contribuam para o crescimento da educação e para a consolidação da atuação fonoaudiológica no âmbito educacional;

• Sensibilizar e capacitar educandos, educadores e familiares para a utilização de estratégias comunicativas que possam favorecer a universalização do acesso ao ambiente escolar, o aprendizado e a inclusão escolar e social;

• Sensibilizar e capacitar, quando possuir formação para ensino de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), educandos, educadores e familiares para a utilização da LIBRAS e recursos tecnológicos que se façam necessários;

 

Público-alvo: Fonoaudiólogos.


Programa:

• Panorama da educação brasileira: histórico, indicadores de qualidade e desafios contemporâneos

Ementa: Abordar o panorama educacional brasileiro com enfoque no histórico, indicadores de qualidade e desafios educacionais

• História e práticas da Fonoaudiologia Educacional no Brasil e no mundo

Ementa: Abordar e apresentar as diferentes atuações do fonoaudiólogo educacional e no Brasil e em diferentes países do mundo.

• Leis e Diretrizes da Educação Brasileira e a Fonoaudiologia Educacional

Ementa: Apresentar as leis e diretrizes da educação brasileira e da atuação da fonoaudiologia educacional

• Atuação em Fonoaudiologia Escolar e Fonoaudiologia Educacional: legislação profissional

Ementa: Abordar a atuação do fonoaudiólogo escolar e educacional de acordo com a legislação profissional

• O espaço educativo da Educação Infantil

Ementa: Abordar a atuação do fonoaudiólogo educacional na educação infantil

• Marcos do Desenvolvimento Infantil

Ementa: Abordar os marcos do desenvolvimento infantil como norteadores da atuação do fonoaudiólogo educacional

• Promoção e prevenção da linguagem oral

Ementa: Abordar as ações do fonoaudiólogo educacional no âmbito da promoção e prevenção da linguagem oral 

• Promoção e prevenção dos aspectos sensoriais, perceptivos e motores

Ementa: Abordar as ações do fonoaudiólogo educacional no âmbito da promoção e prevenção dos aspectos sensoriais, perceptivos e motores

• O papel do Fonoaudiólogo Educacional em escolas bilíngues

Ementa: Abordar as ações do fonoaudiólogo educacional na educação bilíngue 

• História dos Métodos de Alfabetização e a Desmetodização 

Ementa: Abordar a história dos métodos de alfabetização no Brasil e o movimento da desmetodização 

• Preditores para a alfabetização e Modelo de Resposta à Intervenção (RTI)

Ementa: Abordar os preditores para a alfabetização e o sistema integrativo de identificação precoce de escolares de risco para a dislexia com o uso do Modelo de Resposta a Intervenção (RTI)

• Fonoaudiologia Educacional e as práticas de leitura e fluência de leitura

Ementa: Abordar as práticas de leitura e fluência de leitura sob a perspectiva da fonoaudiologia educacional 

• Fonoaudiologia Educacional e as práticas de compreensão de leitura

Ementa: Abordar as práticas de compreensão de leitura sob a perspectiva da fonoaudiologia educacional 

• Fonoaudiologia Educacional e as práticas em ortografia

Ementa: Abordar as práticas em ortografia sob a perspectiva da fonoaudiologia educacional 

• Fonoaudiologia Educacional e as práticas de produção de texto

Ementa: Abordar as práticas de produção de texto sob a perspectiva da fonoaudiologia educacional 

• Fonoaudiologia Educacional e as práticas de matemática 

Ementa: Abordar as práticas de matemática sob a perspectiva da fonoaudiologia educacional 

• Fonoaudiologia Educacional e o aprimorando e monitoramento dos padrões de leitura

Ementa: Abordar a avaliação diagnóstica e o monitoramento para aprimoramento dos padrões de leitura

• Fonoaudiologia Educacional e o aprimorando e monitoramento dos padrões de escrita e produção de texto

Ementa: Abordar a avaliação diagnóstica e o monitoramento para aprimoramento dos padrões de escrita e produção de texto

• Fonoaudiologia Educacional e a atuação no Ensino Superior

Ementa: Abordar a atuação do fonoaudiólogo educacional no Ensino Superior

• O papel do Fonoaudiólogo Educacional na inclusão – Atendimento Especial Especializado

Ementa: Abordar o papel do fonoaudiólogo educacional no processo de inclusão escolar

• O papel do Fonoaudiólogo Educacional com os transtornos específicos de aprendizagem e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade

Ementa: Abordar o papel do fonoaudiólogo educacional no processo de inclusão escolar dos escolares com transtornos do neurodesenvolvimento

• Adaptação, adequação e acomodação curricular

Ementa: Abordar a atuação do fonoaudiólogo educacional na adaptação, adequação e acomodação curricular

• Atuação do Fonoaudiólogo Educacional em gestão educacional

Ementa: Abordar a atuação do fonoaudiólogo educacional na gestão educacional

• Elaboração de projetos em Fonoaudiologia Educacional

Ementa: Abordar a elaboração de projetos pelo Fonoaudiólogo Educacional para inserção no mercado de trabalho 

• Seminários de Estudos Avançados

Ementa: Abordar temas de estudos avançados e interdisciplinares na atuação do fonoaudiólogo educacional 

• Ética Profissional e Biossegurança

Ementa: Oferecer, elaborar e discutir princípios sobre comportamento humano eticamente correto, na área das ciências da saúde, incluídos a pesquisa com seres humanos; conhecer, refletir e debater sobre temas avançados da fonoaudiologia.

Corpo docente 

Profa. Dra. Simone Capellini

Prof. Dr. Jaime Zorzi

Profa. Dra. Bianca Queiroga

Prof. Dr. Rogério Goulart

Profa. Dra. Carolina do Carmo

Profa. Thais Braga

Profa. Dra. Angélica Galindo

Profa. Dra. Monique Herrera

Profa. Luciana Cidrim

Profa. Dra. Maira Anelli Martins

Profa. Dra. Vera Lúcia Orlandi Cunha

Profa. Dra. Maria Nobre Sampaio

Profa. Dra. Giseli Donadon Germano

Profa. Dra. Adriana Marques de Oliveira

Profa. Adriana Vanísia

Profa. Dra. Adriana Di Donato Chaves

Profa. Dra. Thaís Contiero Chiaramonte

Profa. Dra. Andrea Batista

Profa. Rosana Mendes

 


Duração:

25 módulos mensais dividos em três dias por mês (terça-feira, quarta-feira e quinta-feira).

 

375 horas/aula na modalidade EAD.


Valores:

Inscrição: R$100,00

25 Mensalidades: R$480,00.

*Descontos nas mensalidades ex-alunos Cefac.

Forma de pagamento da inscrição: Boleto bancário ou cartão via pagseguro.

Forma de pagamento das mensalidades: Boleto bancário.

Informações: mariafernanda@cefac.br - 11 3868-0818.

ATENÇÃO: É reservado ao CEFAC, o direito de cancelamento do curso, caso não seja atingido o número mínimo de alunos necessários para abertura do mesmo.

Assine nossa Newsletter!