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Cursos de Especialização

Fonoaudiologia Educacional 2025 | FAMOSP - CEFAC | CURSO ONLINE / AULAS AO-VIVO DIRETO COM O PROFESSOR

Unidade: São Paulo - São Paulo - SP

Coordenação: Profa. Dra. Simone Capellini e Prof. Dr. Jaime Zorzi

Dra. Simone Capellini CRFa 6119 - Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade do Sagrado Coração (1992), Mestrado em Educação-Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (1996), Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas - FCM-UNICAMP-Campinas-SP (2001), Pós-Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas - FCM-UNICAMP-Campinas-SP (2008). Pós-Doutorado pelo Discovery Centre - University of South Wales - Reino Unido - UK (2012). Livre-Docência em Linguagem Escrita pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FFC/UNESP-Marília-SP (2011). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Fonoaudiologia, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FFC/UNESP-Marília-SP. Coordenadora do Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem - LIDA do Departamento de Fonoaudiologia - FFC/UNESP-Maríília-SP. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Linguagem, Aprendizagem, Escolaridade. Editora Científica Revista CEFAC no período de 2012 a 2015. Visiting Professor 2015-2016 no Dipartimento di Scienze dell 'Educacione della Formazione presso l'Università di Macerata, Macerata, Itália. Membro do Collegio dei Docenti del Corso di Dottorato in Formazione, Patrimonio Culturale e Territori presso l'Università di Macerata, Macerata, Itália (2019 até a presente data).Título Honorary Doctor in Education concedido pela Emil Brunner World University, Miami, USA, 2019. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Linguagem Escrita, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, avaliação da leitura e escrita, avaliação de habilidades metalingüísticas, programas de intervenção, dislexia, disgrafia, transtornos de aprendizagem, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade e transtorno do desenvolvimento da coordenação em coocorrência com transtornos de aprendizagem e transtornos do comportamento.

 

Dr. Jaime Luiz Zorzi CRFa 3681 - Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1976), mestrado em Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Tem desenvolvido procedimentos de avaliação, diagnóstico e intervenção, largamente adotados em cursos de graduação e na prática clínica fonoaudiológica e psicopedagógica. Atua no CEFAC Saúde e Educação, como coordenador, organizador e professor de cursos de especialização, aprimoramento e extensão nas áreas da Fonoaudiologia, Educação, Aprendizagem e Neurociências. Tem trabalhado em programas de formação de professores de ensino fundamental e em assessoria educacional. Tem experiência na área de Fonoaudiologia e Educação, com ênfase em desenvolvimento infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: fonoaudiologia, linguagem e aprendizagem. Suas pesquisas mais atuais estão voltadas para a área da aprendizagem e dos distúrbios da leitura e da escrita. Recebeu da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, o prêmio "Mérito Fonoaudiológico" em 2010. Seus trabalhos mais recentes são a publicação do método de alfabetização denominado "As letras falam" e da metodologia para o ensino da ortografia, com o título "Descomplicando a Escrita".

 

CURSO RECONHECIDO PELO MEC: FAMOSP (https://famosp.edu.br) - Faculdade Morzateum de São Paulo com registro no sistema e_MEC n° 015/2015 Portaria.

Instituição credenciada pelo Ministério da Educação – MEC, sob o ato regulatório de credenciamento registrado na 

Portaria MEC n.º 72.816/1973, de 21 de setembro de 1973, publicado em 24 de setembro  de 1973, recredenciamento na Portaria MEC n.º 1.126/2012 de 11 de setembro de 2012, publicada no D.O.U em 12 de setembro de 2012.

Instituição de Apoio: CEFAC – Saúde e Educação.

 

 

Horário:

Mensal - Sextas-feiras das 18h às 22h e Sábados das 8h às 17h.

 

Data:

Início em: 14 e 15 de março de 2025.

 


Objetivos:

O fonoaudiólogo, no âmbito educacional, deve ser preparado para atuar junto a equipes escolares a fim de realizar avaliação e diagnóstico institucional em situações de ensino e aprendizagem relacionada à comunicação. O profissional participa do planejamento educacional na elaboração, acompanhamento e execução de projetos, programas e ações que contribuam para o desenvolvimento de habilidades e competências de educadores e educandos, visando à otimização do processo de ensino e aprendizagem.

 

Objetivos Gerais

Fornecer, ao profissional fonoaudiólogo, conhecimentos atualizados, que permitam, de modo aprofundado e específico, a observação, análise e reflexão sobre a teoria e práxis desta área de atuação envolvendo questões educacionais, a aprendizagem, a linguagem oral e a linguagem escrita. 

Proporcionar conhecimentos, recursos e instrumentos que possam preparar, com competência, o fonoaudiólogo como especialista em educação e aprendizagem, para que possa atuar, com base em evidências científicas, em equipes multidisciplinares e, em especial, junto aos profissionais da área da educação, nos mais diversos níveis e modalidades de ensino. 

Preparar o aluno para atuação em equipes educacionais da rede pública e privada e para a prestação de serviços de assessoria e consultoria.

 

Objetivos específicos:

• Participar do diagnóstico institucional a fim de identificar e caracterizar os problemas de aprendizagem tendo em vista a construção de estratégias pedagógicas para a superação e melhorias no processo de ensino–aprendizagem.

• Desenvolver ações educativas, formativas e informativas com vistas à disseminação do conhecimento sobre a interface entre comunicação e aprendizagem para os diferentes atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem: gestores, equipes técnicas, professores, familiares e educandos, inclusive intermediando campanhas públicas ou programas intersetoriais que envolvam a otimização da comunicação e da aprendizagem no âmbito educacional;

• Desenvolver ações institucionais, que busquem a promoção, prevenção, diagnóstico e intervenção de forma integrada ao planejamento educacional, bem como realizar encaminhamentos extraescolares, a fim de criar condições favoráveis para o desenvolvimento e a aprendizagem;

• Participar das ações do Atendimento Educacional Especializado - AEE de acordo com as diretrizes específicas vigentes do Ministério da Educação;

• Orientar a equipe escolar para a identificação de fatores de riscos e alterações ocupacionais ligadas ao âmbito da fonoaudiologia;

• Participar da elaboração, execução e acompanhamento de projetos e propostas educacionais, contribuindo para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, a partir da aplicação de conhecimentos do campo fonoaudiológico;

• Desenvolver ações voltadas à consultoria e assessoria fonoaudiológica no âmbito educacional;

• Participar de Conselhos de Educação nas diferentes esferas governamentais;

• Processos de formação continuada de profissionais da educação;

• Realizar e divulgar pesquisas científicas que contribuam para o crescimento da educação e para a consolidação da atuação fonoaudiológica no âmbito educacional;

• Sensibilizar e capacitar educandos, educadores e familiares para a utilização de estratégias comunicativas que possam favorecer a universalização do acesso ao ambiente escolar, o aprendizado e a inclusão escolar e social;

• Sensibilizar e capacitar, quando possuir formação para ensino de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), educandos, educadores e familiares para a utilização da LIBRAS e recursos tecnológicos que se façam necessários;

 

Público-alvo: Fonoaudiólogos.

 

 


Programa:


• Panorama da educação brasileira: histórico, indicadores de qualidade e desafios contemporâneos

• História e práticas da Fonoaudiologia Educacional no Brasil e no mundo

• Leis e Diretrizes da Educação Brasileira e a Fonoaudiologia Educacional

• Atuação em Fonoaudiologia Escolar e Fonoaudiologia Educacional: legislação profissional

• O espaço educativo da Educação Infantil

• Marcos do Desenvolvimento Infantil

• Promoção e prevenção da linguagem oral

• Promoção e prevenção dos aspectos sensoriais, perceptivos e motores

• O papel do Fonoaudiólogo Educacional em escolas bilíngues

• História dos Métodos de Alfabetização e a Desmetodização 

• Preditores para a alfabetização e Modelo de Resposta à Intervenção (RTI)

• Fonoaudiologia Educacional e as práticas de leitura e fluência de leitura

• Fonoaudiologia Educacional e as práticas de compreensão de leitura

• Fonoaudiologia Educacional e as práticas em ortografia

• Fonoaudiologia Educacional e as práticas de produção de texto

• Fonoaudiologia Educacional e as práticas de matemática 

• Fonoaudiologia Educacional e o aprimorando e monitoramento dos padrões de leitura

• Fonoaudiologia Educacional e o aprimorando e monitoramento dos padrões de escrita e produção de texto

• Fonoaudiologia Educacional e a atuação no Ensino Superior

• O papel do Fonoaudiólogo Educacional na inclusão – Atendimento Especial Especializado

• O papel do Fonoaudiólogo Educacional com os transtornos específicos de aprendizagem e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade

• Adaptação, adequação e acomodação curricular

• Atuação do Fonoaudiólogo Educacional em gestão educacional

• Elaboração de projetos em Fonoaudiologia Educacional

• Seminários de Estudos Avançados

• Ética Profissional e Biossegurança



Corpo Docente previsto: 

Profa. Dra. Simone Capellini

Prof. Dr. Jaime Zorzi

Profa. Dra. Bianca Queiroga

Prof. Dr. Rogério Goulart

Profa. Dra. Carolina do Carmo

Profa. Thais Braga

Profa. Dra. Angélica Galindo

Profa. Dra. Monique Herrera

Profa. Luciana Cidrim

Profa. Dra. Maira Anelli Martins

Profa. Dra. Vera Lúcia Orlandi Cunha

Profa. Dra. Maria Nobre Sampaio

Profa. Dra. Giseli Donadon Germano

Profa. Dra. Adriana Marques de Oliveira

Profa. Adriana Vanísia

Profa. Dra. Adriana Di Donato Chaves

Profa. Dra. Thaís Contiero Chiaramonte

Profa. Dra. Andrea Batista

 

 

 


Duração:

Carga horária total: 375 horas.

TOTALMENTE ONLINE: 25 módulos de 15 horas/aula – Plataforma ZOOM com interação direta aluno/professor.

 


Valores:

Oportunidade imperdível! Aproveite agora, realizando sua inscrição até 20 de janeiro de 2025, terá 50% de desconto no valor da taxa de inscrição e 05% de desconto no valor das mensalidades.

Não perca essa oportunidade e garanta agora sua vaga.

Inscrição: R$ 180,00 - Formas de pagamento: PIX, boleto ou cartão de crédito.

25 Mensalidades: R$ 748,00 (sujeitas a reajustes de acordo com definições legais) - Forma de pagamento: boleto bancário.

* Descontos nas mensalidades para ex-alunos CEFAC, consulte as condições.
** Desconto para pagamento à vista, consulte as condições.
*** Descontos não acumulativos.

 

 

Dúvidas e mais informações: jennifer@cefac.br 

WhatsApp: (11) 96648-4976 - atendimento de segunda-feira à sexta-feira das 08h às 17h.

 

  

ATENÇÃO: É reservado ao CEFAC, o direito de cancelamento do curso, caso não seja atingido o número necessário de alunos para formação da turma.

 

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