Cursos -

Leitura e Escrita no Desenvolvimento Infantil - CURSO ONLINE - AO VIVO DIRETO COM O PROFESSOR.
Prof. Bruno Roberto Duarte Filho - CRP/SP172061
• Psiquiatra da Infância e Adolescência pelo HCFMRP-USP;
• Mestrando em Medicina pela FMRPUSP-RP (Enfoque no estudo do impacto do uso de tecnologias no desenvolvimento infantil);
• Ênfase de atuação em neurodesenvolvimento infantil
• Membro titular da American Academy of Child and Adolescent Psychiatry;
• Professor de Psiquiatria da Universidade Estácio de Ribeirão Preto;
• Palestrante convidado em diversas instituições e eventos nacionais;
• Trabalha voluntariamente no estudo e assistência de crianças em situação de acolhimento, bem como de famílias em processo de adoção;
• Atuou como supervisor adido da residência de Psiquiatria da Infância e Adolescência do HCFMRP-USP, coordenando os seminários de neurodesenvolvimento infantil.
Profa. Christianne Rodrigues - CRFa. 4R 11 385
• Fonoaudióloga pelo UNIPÊ;
• Residência multiprofissional em pediatria pelo HULW/UFPB;
• Especialista em neuropsicologia pela FAMEESP;
• Especializanda em Linguagem com ênfase em Neurodesenvolvimento Infantil pela FACSETE;
• Atua como fonoaudióloga clínica e educacional;
• Docente com ênfase em linguagem oral e escrita/leitura.
• Livros e participação em livros publicados nas áreas de linguagem oral, leitura e escrita.
Profa. Wandersonia Medeiros - CRP 13/5264
• Psicóloga Cognitivo-Comportamental e Neuropsicóloga da infância e adolescência;
• Especialista em Neuropsicologia- UNIPE/ PB; mestre e doutoranda em Neurociência Cognitiva e Comportamento – UFPB/ PB;
• Professora de pós-graduação em diversas universidades e também ministra cursos para profissionais na área de psicologia.
Profa. Marina Estima Neiva Nunes – CRM/SP 172061
• Neurologista Infantil_ HCFMRP-USP;
• Mestre em Ciências: Neurologia do Desenvolvimento - FMRP-USP;
• Doutoranda em Neurologia. FMRP-USP.
Horário:
Sábado das 08h00 às 12h00.
Data:
4 encontros on-line:
• 29 de outubro (sábado);
• 05 de novembro (sábado);
• 12 de novembro (sábado);
• 26 de novembro (sábado).
Objetivos:
Apresentar conhecimentos relativos às dificuldades de aprendizagem da leitura e o transtorno da leitura que podem auxiliar na identificação do problema, no diagnóstico e na intervenção precoce.
Compreender processos biológicos que ocasionam o transtorno de leitura, com ênfase nos aspectos ambientais e genéticos sobre o quadro;
Aprofundar a análise e discussão a respeito das metodologias de alfabetização e quais são mais adequadas em cada contexto;
Auxiliar o aluno a compreender o processo de avaliação multiprofissional, bem como compreender o planejamento terapêutico e estar instrumentalizado para ser parte do processo;
Programa:
Aprendizagem da Leitura e da escrita: Profa. Christianne e Prof. Bruno
• Como o cérebro da criança aprende a ler e escrever?
• Habilidades preditoras da aquisição da leitura e escrita na vida escolar;
• Quais as metodologias atuais de alfabetização?;
• As metodologias de alfabetização são igualmente eficazes entre si?
Neurobiologia da leitura: Profa. Marina
• Embriologia do Sistema Nervoso Central e áreas relacionadas à leitura;
• A neurobiologia da leitura e do Transtorno da Leitura;
Dificuldades de leitura e Transtorno da aprendizagem da leitura: Prof. Bruno e Profa. Christianne
• Diferenciando dificuldades de leitura e escrita do Transtorno da Leitura;
• Causas primárias para a dificuldade de leitura e escrita;
• Dislexia além do livro: como o transtorno da leitura se manifesta nos diversos contextos de vida da indivíduo
Panorama da intervenção multiprofissional: Prof. Bruno, Profa. Marina, Profa. Christianne, Profa. Wandersônia
• A suspeição ambiental
• O rastreio clínico;
• A avaliação da fonoaudiologia educacional e as propostas de avaliação interventiva;
• A avaliação psicológica e psicométrica da inteligência e das habilidades acadêmicas
• Planejando uma intervenção multidisciplinar.
Público-alvo: Profissionais e estudantes voltados para questões de ensino e aprendizagem: medicina, fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia, professores do ensino infantil e fundamental, gestores educacionais e profissionais que realizam planejamentos pedagógicos nas instituições de ensino
Duração:
20 horas:
4 encontros presenciais (sincrônicos) on-line, com 4 horas de duração cada;
4 horas para estudo complementar livre.
Valores:
R$ 550,00.
Informações: jennifer@cefac.br
Whatsapp: (11)96648-4976 - atendimento de segunda-feira à sexta-feira das 08h às 17h.
ATENÇÃO: É reservado ao CEFAC, o direito de cancelamento do curso, caso não seja atingido o número mínimo de alunos necessários para abertura do mesmo.