Voltar

Cursos -

Cursos -

Acesse os cursos que oferecemos em outras unidades:
Cursos de Extensão

Leitura e Escrita no Desenvolvimento Infantil - CURSO ONLINE - AO VIVO DIRETO COM O PROFESSOR.

Unidade: São Paulo - São Paulo - SP

Coordenação: Prof. Bruno Roberto Duarte Silva

Prof. Bruno Roberto Duarte Filho - CRP/SP172061

• Psiquiatra da Infância e Adolescência pelo HCFMRP-USP;

• Mestrando em Medicina pela FMRPUSP-RP (Enfoque no estudo do impacto do uso de tecnologias no desenvolvimento infantil);

• Ênfase de atuação em neurodesenvolvimento infantil 

• Membro titular da American Academy of Child and Adolescent Psychiatry;

• Professor de Psiquiatria da Universidade Estácio de Ribeirão Preto;

• Palestrante convidado em diversas instituições e eventos nacionais;

• Trabalha voluntariamente no estudo e assistência de crianças em situação de acolhimento, bem como de famílias em processo de adoção;

• Atuou como supervisor adido da residência de Psiquiatria da Infância e Adolescência do HCFMRP-USP, coordenando os seminários de neurodesenvolvimento infantil.

 

Profa. Christianne Rodrigues - CRFa. 4R 11 385

• Fonoaudióloga pelo UNIPÊ;

• Residência multiprofissional em pediatria pelo HULW/UFPB;

• Especialista em neuropsicologia pela FAMEESP;

• Especializanda em Linguagem com ênfase em Neurodesenvolvimento Infantil pela FACSETE;

• Atua como fonoaudióloga clínica e educacional;

• Docente com ênfase em linguagem oral e escrita/leitura.

• Livros e participação em livros publicados nas áreas de linguagem oral, leitura e escrita.

 

Profa. Wandersonia Medeiros - CRP 13/5264

• Psicóloga Cognitivo-Comportamental e Neuropsicóloga da infância e adolescência;

• Especialista em Neuropsicologia- UNIPE/ PB; mestre e doutoranda em Neurociência Cognitiva e Comportamento – UFPB/ PB;

• Professora de pós-graduação em diversas universidades e também ministra cursos para profissionais na área de psicologia.

 

Profa. Marina Estima Neiva Nunes – CRM/SP 172061

• Neurologista Infantil_ HCFMRP-USP; 

• Mestre em Ciências: Neurologia do Desenvolvimento - FMRP-USP;

• Doutoranda em Neurologia. FMRP-USP.

 

 

Horário:

Sábado das 08h00 às 12h00.

Data:

4 encontros on-line:

• 29 de outubro (sábado);

• 05 de novembro (sábado);

• 12 de novembro (sábado);

• 26 de novembro (sábado).


Objetivos:

Apresentar conhecimentos relativos às dificuldades de aprendizagem da leitura e o transtorno da leitura que podem auxiliar na identificação do problema, no diagnóstico e na intervenção precoce.

Compreender processos biológicos que ocasionam o transtorno de leitura, com ênfase nos aspectos ambientais e genéticos sobre o quadro;

Aprofundar a análise e discussão a respeito das metodologias de alfabetização e quais são mais adequadas em cada contexto;

Auxiliar o aluno a compreender o processo de avaliação multiprofissional, bem como compreender o planejamento terapêutico e estar instrumentalizado para ser parte do processo;


Programa:

Aprendizagem da Leitura e da escrita: Profa. Christianne e Prof. Bruno

• Como o cérebro da criança aprende a ler e escrever?

• Habilidades preditoras da aquisição da leitura e escrita na vida escolar;

• Quais as metodologias atuais de alfabetização?;

• As metodologias de alfabetização são igualmente eficazes entre si?

 

Neurobiologia da leitura:  Profa. Marina 

• Embriologia do Sistema Nervoso Central e áreas relacionadas à leitura;

• A neurobiologia da leitura e do Transtorno da Leitura; 

 

Dificuldades de leitura e Transtorno da aprendizagem da leitura: Prof. Bruno e Profa. Christianne 

• Diferenciando dificuldades de leitura e escrita do Transtorno da Leitura;

• Causas primárias para a dificuldade de leitura e escrita;

• Dislexia além do livro: como o transtorno da leitura se manifesta nos diversos contextos de vida da indivíduo

 

Panorama da intervenção multiprofissional: Prof. Bruno, Profa. Marina, Profa. Christianne, Profa. Wandersônia 

• A suspeição ambiental 

• O rastreio clínico; 

• A avaliação da fonoaudiologia educacional e as propostas de avaliação interventiva;

• A avaliação psicológica e psicométrica da inteligência e das habilidades acadêmicas 

• Planejando uma intervenção multidisciplinar. 

 

 

 

Público-alvo:  Profissionais e estudantes voltados para questões de ensino e aprendizagem:  medicina, fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia, professores do ensino infantil e fundamental, gestores educacionais e profissionais que realizam planejamentos pedagógicos nas instituições de ensino 

 


Duração:

20 horas:

4 encontros presenciais (sincrônicos) on-line, com 4 horas de duração cada;

4 horas para estudo complementar livre.


Valores:

R$ 550,00.

Informações: jennifer@cefac.br

Whatsapp: (11)96648-4976 - atendimento de segunda-feira à sexta-feira das 08h às 17h.

ATENÇÃO: É reservado ao CEFAC, o direito de cancelamento do curso, caso não seja atingido o número mínimo de alunos necessários para abertura do mesmo.

Assine nossa Newsletter!