Voltar

Cursos -

Cursos -

Acesse os cursos que oferecemos em outras unidades:
Cursos de Aprimoramento

Transtorno do Espectro Autista: Abordagem Multidisciplinar 2024 - CURSO ONLINE AO VIVO DIRETO COM O PROFESSOR - CURSO CONFIRMADO

Unidade: São Paulo - São Paulo - SP

Coordenação: Profa. Dra. Karina de Araujo Ciquiguti - CRFa - 10280

Fonoaudióloga formada na USP. Mestre e Doutora em Semiótica e Linguística Geral pela USP. Fonoaudióloga clinica há 22 anos com experiência nas alterações de linguagem infantil e de neurodesenvolvimento. Foi professora na Universidade de Guarulhos. Participou como colaboradora do Núcleo Especializado em Aprendizagem da Faculdade de Medicina do ABC. Tem aprimoramento em acompanhamento terapêutico baseado na Analise Aplicada do Comportamento –Grupo Gradual. Formação básica no Modelo Denver de Intervenção Precoce para Crianças com Autismo. Formação no método PROMPT (nível I). Formação em Comunicação Complementar e Alternativa – POOD. Coordenou a Área de Linguagem Infantil ministrando aulas e organizando eventos científicos na Open Minds Saude. Professora do CEFAC. 

Horário:

Mensal - Sábado das 08h às 17h.

Data:

25 de maio de 2024.


Objetivos:

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) refere-se a um conjunto de condições neurodesenvolvimentais com manifestações comportamentais que incluem comprometimentos qualitativos no desenvolvimento sociocomunicativo, presença de comportamentos estereotipados e um repertório restrito de interesses e atividades. Os sintomas devem trazer alguma limitação ou dificultar o funcionamento diário do indivíduo. 

O TEA tem início precoce e as dificuldades tendem a se manifestar de forma mais concreta e efetiva ao longo do desenvolvimento do indivíduo, trazendo, desta forma, prejuízos ao seu desenvolvimento. A manifestação apresenta grande variabilidade na intensidade e na forma da sintomatologia. Assim, podemos ter diversos indivíduos com o mesmo diagnóstico, porém com características e manifestações distintas, confirmando, por esta razão, a importância do termo ”espectro”. 

É consenso na literatura que a intervenção precoce minimiza o impacto das alterações nos indivíduos com TEA, uma vez que as janelas de desenvolvimento e a plasticidade cerebral funcionam como fatores protetores para auxiliar nos melhores resultados da intervenção. 

 

Objetivo Geral:

Promover o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista na perspectiva de um trabalho multidisciplinar.  

 

Objetivos Específicos:

O curso tem como objetivos específicos apresentar os achados científicos de maior relevância referentes ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), a atuação multidisciplinar nas áreas de psicologia, fonoaudiologia, pedagogia e terapia ocupacional. Os profissionais destas áreas apresentarão os achados relacionados aos processos de avaliação, intervenção e orientação familiar/ escolar.  Serão ainda tratados temas relacionados à aplicação das escalas de desenvolvimento e relacionados à integração sensorial.

 

Público Alvo: psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, educadores, pedagogos, psicopedagogos.

 


Programa:

Módulo 1: Compreendendo o TEA: definição e caracterização na perspectiva da Neuropediatra.  

• Definição, caracterização, atualização do TEA

• Avaliação multidisciplinar 

• Intervenção precoce e grupos de risco 

 

Módulo 2: Avaliação e Intervenção Psicólogica 

• Avaliação psicológica e uso de escalas 

• Intervenção Psicológica (modelos de tratamento) orientação a pais e à escola

 

Módulo 3: Avaliação e Intervenção Fonoaudiológica em crianças com TEA - instrumentalização para a prática clínica  

• Avaliação fonoaudiológica

• Intervenção fonoaudiológica: tratamento clínico, orientação a pais e à escola 

 

Módulo 4: Avaliação e intervenção psicomotora e psicopedagógica: do desenvolvimento motora para a leitura e escrita.   

• Avaliação psicomotora 

• Avaliação psicopedagógica 

• Intervenção psicopedagógica: tratamento clínico, orientação à pais e à escola

• Adaptação de material pedagógico

 

Módulo 5:  Atuação da Terapia Ocupacional: aspectos motores, praxicos e sensorias.  

• Características sensoriais e práxis. 

• Orientação à pais, escola e equipe sobre uso de estratégias sensoriais.

 

Módulo 6: Preparando pais e cuidadores para interagir com crianças com TEA.  

• Como aprimorar a comunicação verbal e não verbal de adultos para garantir e desenvolver comunicações mais eficazes com crianças com TEA

• Estratégias de estimulação em casa

 

Módulo 7: Discussão de casos clinicos.  

• Discussão de casos clínicos

 

Corpo Docente previsto:

- Profa.Dra. Monica Scatolin;

-  Profa. Ana Paula Cuocollo Macchia;

- Profa. Dra Karina de Araujo Ciquiguti;

- Profa. Maria Luisa Ribeiro;

- Profa. Luciana Perroud Seixas Amaral ;

- Prof. Celliny G Nosch Moda;

- Profa. Deborah Rolim;

- Prof Ana Paula Cuocolo Macchia;

- Prof Maria Luisa Ribeiro.


Duração:

Duração de 7 módulos.

- 70 horas. 


Valores:

Inscrição: R$120,00

7 Mensalidades: R$ 450,00 

Forma de pagamento: Boleto bancário ou cartão via pagseguro.

 *Sujeitas a reajustes de acordo com definições legais.

Informações: aline@cefac.br 

Whatsapp: (11)96648-4976 - atendimento de segunda-feira à sexta-feira das 08h às 17h.

ATENÇÃO: É reservado ao CEFAC, o direito de cancelamento do curso, caso não seja atingido o número mínimo de alunos necessários para abertura do mesmo.

Assine nossa Newsletter!