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Cursos de Extensão

Aprofundamento em Atuação no contexto da Educação Bilíngue em escolares com transtornos de linguagem e aprendizagem | CURSO ONLINE | AULAS AO-VIVO DIRETAMENTE COM O PROFESSOR

Unidade: São Paulo - São Paulo - SP

Coordenação: Profa. Dra. Simone Capellini CRFa 2 – 6119 e Profa. Dra. Luciana Cidrim CRFa - 4-6096

Profa. Dra. Simone Capellini CRFa 2 – 6119: Titular em Fonoaudiologia Escolar na UNESP-Marília e atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Fonoaudiologia. Coordena o Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem (LIDA) e lidera um grupo de pesquisa sobre Linguagem, Aprendizagem e Escolaridade. Além disso, é membro de um doutorado na Universidade de Macerata, Itália, e ocupa cargos de liderança em várias organizações, incluindo a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e o Conselho Regional de Fonoaudiologia. Seu trabalho é focado em linguagem escrita, dificuldades de aprendizagem e intervenções educacionais, como dislexia e transtorno de déficit de atenção.

 

Profa. Dra. Luciana Cidrim CRFa - 4-6096: Mestre e Doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com formação em Fonoaudiologia e Letras. Pós-doutoranda na mesma área, possui especialização em Dislexia e Distúrbios da Aprendizagem. Tem experiência como docente, supervisora de clínicas-escola e orientadora de projetos acadêmicos. É autora de livro sobre Linguagem Escrita e atua nos temas de apropriação ortográfica e distúrbios da aprendizagem. Também é membro de importantes associações e comitês, como a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e a Associação Brasileira de Dislexia.

 

Horário:

8 encontros - Mensal - quintas e sextas-feiras das 19h às 22h.

Data:

Início em: 13 e 14 de fevereiro de 2025.


Objetivos:

Crianças com transtornos de aprendizagem e alterações da linguagem podem enfrentar desafios significativos ao aprender uma nova língua, especialmente em ambientes bilíngues. Essas dificuldades podem incluir problemas de compreensão, comunicação e retenção de informações. Por exemplo, a aquisição de vocabulário novo pode ser mais desafiadora devido a dificuldades na memória verbal ou no uso da fala, o que pode gerar defasagem escolar, frustrações e desinteresse. Além disso, a necessidade de entender e se adaptar a duas línguas simultaneamente pode sobrecarregar essas crianças cognitivamente, interferindo na sua autoestima e motivação.

Ambientes escolares bilíngues geralmente exigem uma interação constante e a troca entre línguas distintas, o que pode ser mais desafiador para crianças que já lutam com a aquisição da linguagem nativa. Estratégias pedagógicas diferenciadas são essenciais para apoiar essas crianças no processo de aprendizagem de uma nova língua. É fundamental que terapeutas, educadores e instituições de ensino estejam cientes dessas necessidades específicas e estejam preparados para proporcionar as adaptações necessárias para que todas as crianças tenham a oportunidade de aprender e se desenvolver de maneira plena.

 

Objetivo específico: Aprofundar conhecimentos teóricos e apresentar propostas de práticas educacionais que têm como meta propiciar aprendizagem mais eficaz para escolares com transtornos de linguagem e aprendizagem no contexto da Educação Bilíngue.

 

Público-alvo: Este curso é destinado a profissionais das áreas da saúde e educação, Fonoaudiólogos, Pedagogos, Psicopedagogos, Psicólogos e profissionais que atuam na área da aprendizagem, no sentido de compreender e atuar diante os impactos no processo de escolarização de escolares com transtornos de linguagem e aprendizagem no âmbito da Educação Bilíngue. 


Programa:

- Bases neurológicas e neuropsicológicas da aprendizagem e aquisição de línguas.

- Métodos e Instrumentos de Avaliação da Linguagem e Aprendizagem no contexto da Educação Bilíngue.

- Aprendizagem da Linguagem Oral e Práticas de Intervenção nos seus Transtornos no contexto da Educação Bilíngue

- Aprendizagem da Leitura e Escrita e Práticas de Intervenção nos seus Transtornos no contexto da Educação Bilíngue.

- Desenvolvimento do Programa de Ensino Individualizado (PEI) no Contexto da Educação Bilíngue

- Adaptações e Acomodações Curriculares no Contexto da Educação Bilíngue

- DysTEFL 2 – Treinamento para Professores no Âmbito da Dislexia na Educação Bilíngue. 

- Língua de Herança, Multilinguismo e Plurilinguismo e suas Implicações na Aprendizagem. 

 

CORPO DOCENTE PREVISTO:

Dra. Simone Aparecida Capellini 

Dra. Camilla Guarnieri 

Esp. Lawrence Carlos 

Dra. Luciana Cidrim 

MS. Isabela Gomes Perruci 

Dra. Suzelei Faria Bello 

Dra. Makeliny Nogueira


Duração:

8 módulos - Carga horária total: 48 horas / 6 horas por módulo.

- Gravação de cada aula disponível por 30 dias.

- Material de apoio disponibilizado em todos os encontros.

- Certificado de participação ao final do curso.

 


Valores:

Pagamento à vista: R$2.600,00.

Pagamento parcelado: R$2.800,00.

Opções de parcelamento: Cartão de credito em até 18x ou em 8x de R$350,00 no boleto bancário.


Dúvidas e mais informações: jennifer@cefac.br 

WhatsApp: (11) 96648-4976 - atendimento de segunda-feira à sexta-feira das 08h às 17h.

 

ATENÇÃO: É reservado ao CEFAC, o direito de cancelamento do curso, caso não seja atingido o número necessário de alunos para formação da turma. 

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