Voltar

Cursos -

Cursos de Extensão

Aprofundamento em Atuação no contexto da Educação Bilíngue em escolares com transtornos de linguagem e aprendizagem | CURSO ONLINE | AULAS AO-VIVO DIRETAMENTE COM O PROFESSOR

Unidade: São Paulo - São Paulo - SP

Coordenação: Profa. Dra. Simone Capellini CRFa 2 – 6119 e Profa. Dra. Luciana Cidrim CRFa - 4-6096

Profa. Dra. Simone Capellini CRFa 2 – 6119: Titular em Fonoaudiologia Escolar na UNESP-Marília e atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Fonoaudiologia. Coordena o Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem (LIDA) e lidera um grupo de pesquisa sobre Linguagem, Aprendizagem e Escolaridade. Além disso, é membro de um doutorado na Universidade de Macerata, Itália, e ocupa cargos de liderança em várias organizações, incluindo a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e o Conselho Regional de Fonoaudiologia. Seu trabalho é focado em linguagem escrita, dificuldades de aprendizagem e intervenções educacionais, como dislexia e transtorno de déficit de atenção.

 

Profa. Dra. Luciana Cidrim CRFa - 4-6096: Mestre e Doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com formação em Fonoaudiologia e Letras. Pós-doutoranda na mesma área, possui especialização em Dislexia e Distúrbios da Aprendizagem. Tem experiência como docente, supervisora de clínicas-escola e orientadora de projetos acadêmicos. É autora de livro sobre Linguagem Escrita e atua nos temas de apropriação ortográfica e distúrbios da aprendizagem. Também é membro de importantes associações e comitês, como a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e a Associação Brasileira de Dislexia.

 

Horário:

8 módulos - Mensal - quintas e sextas-feiras das 19h às 22h.

Data:

Início em: 08 e 09 de maio de 2025.


Objetivos:

Crianças com transtornos de aprendizagem e alterações da linguagem podem enfrentar desafios significativos ao aprender uma nova língua, especialmente em ambientes bilíngues. Essas dificuldades podem incluir problemas de compreensão, comunicação e retenção de informações. Por exemplo, a aquisição de vocabulário novo pode ser mais desafiadora devido a dificuldades na memória verbal ou no uso da fala, o que pode gerar defasagem escolar, frustrações e desinteresse. Além disso, a necessidade de entender e se adaptar a duas línguas simultaneamente pode sobrecarregar essas crianças cognitivamente, interferindo na sua autoestima e motivação.

Ambientes escolares bilíngues geralmente exigem uma interação constante e a troca entre línguas distintas, o que pode ser mais desafiador para crianças que já lutam com a aquisição da linguagem nativa. Estratégias pedagógicas diferenciadas são essenciais para apoiar essas crianças no processo de aprendizagem de uma nova língua. É fundamental que terapeutas, educadores e instituições de ensino estejam cientes dessas necessidades específicas e estejam preparados para proporcionar as adaptações necessárias para que todas as crianças tenham a oportunidade de aprender e se desenvolver de maneira plena.


Objetivo específico: Aprofundar conhecimentos teóricos e apresentar propostas de práticas educacionais que têm como meta propiciar aprendizagem mais eficaz para escolares com transtornos de linguagem e aprendizagem no contexto da Educação Bilíngue.

 

Público-alvo: Este curso é destinado a profissionais das áreas da saúde e educação, Fonoaudiólogos, Pedagogos, Psicopedagogos, Psicólogos e profissionais que atuam na área da aprendizagem, no sentido de compreender e atuar diante os impactos no processo de escolarização de escolares com transtornos de linguagem e aprendizagem no âmbito da Educação Bilíngue. 


ASSISTA O BATE-PAPO ENTRE AS COORNADORAS DO CURSO E O DIRETOR DO CEFAC DR. JAIME ZORZI E CONHEÇA MAIS SOBRE A PROPOSTA DO CURSO: 


Programa:

- Bases neurológicas e neuropsicológicas da aprendizagem e aquisição de línguas.

- Métodos e Instrumentos de Avaliação da Linguagem e Aprendizagem no contexto da Educação Bilíngue.

- Aprendizagem da Linguagem Oral e Práticas de Intervenção nos seus Transtornos no contexto da Educação Bilíngue

- Aprendizagem da Leitura e Escrita e Práticas de Intervenção nos seus Transtornos no contexto da Educação Bilíngue.

- Desenvolvimento do Programa de Ensino Individualizado (PEI) no Contexto da Educação Bilíngue

- Adaptações e Acomodações Curriculares no Contexto da Educação Bilíngue

- DysTEFL 2 – Treinamento para Professores no Âmbito da Dislexia na Educação Bilíngue. 

- Língua de Herança, Multilinguismo e Plurilinguismo e suas Implicações na Aprendizagem. 

 

CORPO DOCENTE PREVISTO:

Profª Dra. Simone Aparecida Capellini 

Profa. Dra. Luciana Cidrim 

Profa. Dra. Suzelei Faria Bello 

Profa. Dra. Makeliny Nogueira 

Profa. Ms. Isabela Gomes Perruci 

Profa. Dra. Kelly Park

Prof. Fgo. Lawrence Carlos 

 


Duração:

8 módulos - Carga horária total: 48 horas / 6 horas por módulo.

- Gravação de cada aula disponível por 30 dias.

- Material de apoio disponibilizado em todos os encontros.

- Certificado de participação ao final do curso.

 


Valores:

Pagamento à vista: R$2.600,00.

Pagamento parcelado: R$2.800,00.

Opções de parcelamento: Cartão de credito em até 18x ou em 8x de R$350,00 no boleto bancário.


Dúvidas e mais informações: jennifer@cefac.br 

WhatsApp: (11) 96648-4976 - atendimento de segunda-feira à sexta-feira das 08h às 17h.

 

ATENÇÃO: É reservado ao CEFAC, o direito de cancelamento do curso, caso não seja atingido o número necessário de alunos para formação da turma. 

OUTROS CURSOS


























Assine nossa Newsletter!