Voltar

Cursos -

Cursos -

Acesse os cursos que oferecemos em outras unidades:
Cursos de Aprimoramento

Identificação e Intervenção nos Transtornos de Aprendizagem e outras Dificuldades de Aprendizagem - 2024 - CURSO ONLINE / AO-VIVO DIRETO COM O PROFESSOR

Unidade: São Paulo - São Paulo - SP

Coordenação: Profa. Dra. Simone Capellini e Prof. Dr. Jaime Zorzi

 

Dra. Simone Capellini CRFa 6119 - Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade do Sagrado Coração (1992), Mestrado em Educação-Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (1996), Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas - FCM-UNICAMP-Campinas-SP (2001), Pós-Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas - FCM-UNICAMP-Campinas-SP (2008). Pós-Doutorado pelo Discovery Centre - University of South Wales - Reino Unido - UK (2012). Livre-Docência em Linguagem Escrita pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FFC/UNESP-Marília-SP (2011). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Fonoaudiologia, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FFC/UNESP-Marília-SP. Coordenadora do Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem - LIDA do Departamento de Fonoaudiologia - FFC/UNESP-Maríília-SP. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Linguagem, Aprendizagem, Escolaridade. Editora Científica Revista CEFAC no período de 2012 a 2015. Visiting Professor 2015-2016 no Dipartimento di Scienze dell 'Educacione della Formazione presso l'Università di Macerata, Macerata, Itália. Membro do Collegio dei Docenti del Corso di Dottorato in Formazione, Patrimonio Culturale e Territori presso l'Università di Macerata, Macerata, Itália (2019 até a presente data).Título Honorary Doctor in Education concedido pela Emil Brunner World University, Miami, USA, 2019. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Linguagem Escrita, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, avaliação da leitura e escrita, avaliação de habilidades metalingüísticas, programas de intervenção, dislexia, disgrafia, transtornos de aprendizagem, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade e transtorno do desenvolvimento da coordenação em coocorrência com transtornos de aprendizagem e transtornos do comportamento.

Dr. Jaime Luiz Zorzi CRFa 3681 - Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1976), mestrado em Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Tem desenvolvido procedimentos de avaliação, diagnóstico e intervenção, largamente adotados em cursos de graduação e na prática clínica fonoaudiológica e psicopedagógica. Atua no CEFAC Saúde e Educação, como coordenador, organizador e professor de cursos de especialização, aprimoramento e extensão nas áreas da Fonoaudiologia, Educação, Aprendizagem e Neurociências. Tem trabalhado em programas de formação de professores de ensino fundamental e em assessoria educacional. Tem experiência na área de Fonoaudiologia e Educação, com ênfase em desenvolvimento infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: fonoaudiologia, linguagem e aprendizagem. Suas pesquisas mais atuais estão voltadas para a área da aprendizagem e dos distúrbios da leitura e da escrita. Recebeu da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, o prêmio "Mérito Fonoaudiológico" em 2010. Seus trabalhos mais recentes são a publicação do método de alfabetização denominado "As letras falam" e da metodologia para o ensino da ortografia, com o título "Descomplicando a Escrita".

 

Horário:

- 10 módulos mensais: sábado das 8h às 17h.

- 5 fóruns bimestrais: encontros com 2 horas de duração cada, para resolução de dúvidas e questões -  quartas-feiras (19h00 às 21h00).

Data:

15 de junho de 2024.


Objetivos:

De acordo com os dados do Ministério da Educação, estima-se que mais de 30% dos alunos, frequentando o ensino fundamental, apresentem grandes dificuldades, principalmente quanto à aprendizagem da leitura, da escrita e da matemática, enquanto os demais, embora possam estar aprendendo alguma coisa, o fazem em índices inferiores ao que seria esperado.  

Transtorno da Aprendizagem é um termo genérico que abriga diferentes condições neurobiológicas que podem comprometer a aprendizagem e o processamento de informações. Encaixam-se nessa categoria a dislexia, a disortografia e a discalculia, que são exemplos de dificuldades específicas para adquirir habilidades acadêmicas básicas. 

Diversos fatores têm sido apontados como causa, dentre eles a competência comunicativa oral e escrita, habilidades motoras, a atenção, a memória, o raciocínio lógico-matemático, o domínio espacial e temporal, assim como habilidades sociais/interativas. 

Considerando a prevalência, que pode ser muito significativa, dos transtornos de aprendizagem, assim como suas repercussões extremamente negativas em termos do desenvolvimento acadêmico, social e emocional, faz-se necessário implementar programas capazes de preparar os profissionais envolvidos para uma atuação consciente, precisa e eficaz, tendo como base sólida base de evidências científicas. 

Objetivos Específicos:

• Formar profissionais para atuação, no âmbito clínico e educacional, com os problemas relacionados aos transtornos de aprendizagem e dificuldades escolares;

• Aprofundar conhecimentos atualizados, com base em evidências científicas, tomando como referência os avanços das neurociências no campo da linguagem oral, escrita e da aprendizagem em geral;

• Apresentar metodologias de intervenção, tanto no ambiente clínico quanto escolar, voltadas para facilitar a aprendizagem;

• Apresentar procedimentos para identificação e diagnóstico de crianças com risco de aprendizagem na educação infantil e início do ensino fundamental



A quem se destina: fonoaudiólogos, psicopedagogos, neuro psicopedagogos, professores, psicólogos, estudantes de graduação e demais profissionais envolvidos com a aprendizagem.


Programa:

Módulo 1: Transtornos de aprendizagem e outras dificuldades: dislexia, discalculia, disortografia, disgrafia, dificuldade escolar;

Módulo 2: Aspectos neuropsiquiátricos dos transtornos de aprendizagem e outras alterações: Dislexia, TDAH, transtorno opositor, ansiedade;

Módulo 3: Apresentação de instrumentos de avaliação e triagem para identificação dos transtornos de aprendizagem;

Módulo 4: Discussão prática da aplicação de instrumentos de avaliação dos transtornos de aprendizagem;

Módulo 5: Bases neuropsicológicas do desenvolvimento e da aprendizagem: como compreender e estimular a memória, a atenção, funções executivas e aspectos socioemocionais;

Módulo 6: Procedimentos para alfabetização no contexto clínico e pedagógico;

Módulo 7: Procedimentos para desenvolvimento da compreensão leitora e produção textual;

Módulo 8: Desenvolvendo competências numéricas (matemáticas) na educação infantil e no início do fundamental;

Módulo 9: Modelo RTI (Resposta à intervenção) para atuação nos transtornos de aprendizagem;

Módulo 10: Propostas para o desenvolvimento de competências ortográficas.

Dr. Jaime Zorzi

Dra. Simone Aparecida Capellini

Dra. Graziele Kerges

Ms. Andrea Batista

Ms. Rita Picinini

 

Aulas ao-vivo diretamente com o Professor via ZOOM, aplicativo disponivel para celulares e computadores.

*O aluno terá de bônus acesso por 30 dias a gravação de cada módulo e materiais de apoio.


Duração:

120 horas.


Valores:

Inscrição: R$ 160,00.

10 Mensalidades: R$ 480,00

* Descontos nas mensalidades para ex-alunos CEFAC, consulte as condições.
** Desconto para pagamento à vista, consulte as condições.

 

 

Dúvidas e mais informações: aline@cefac.br 

WhatsApp: (11) 96648-4976 - atendimento de segunda-feira à sexta-feira das 08h às 17h.


ATENÇÃO: É reservado ao CEFAC, o direito de cancelamento do curso, caso não seja atingido o número mínimo de alunos necessários para abertura do mesmo.

Assine nossa Newsletter!