Cursos -
Processamento Auditivo Central 2024 - Curso ONLINE ao vivo com o professor - CONFIRMADO
Unidade: São Paulo - São Paulo - SP
Coordenação: Mestre Maura Ligia Sanchez - CRFa 1411
Fonoaudióloga, formada pela UNIFESP, Mestre em Ciências Otorrinolaringológicas pela UNIFESP. Coordenadora e Professora do CEFAC – Centro de Pós-Graduação em Saude e Educação. Pesquisadora na área das funções auditivas centrais. Fonoaudióloga clínica, responsável pela avaliação de processamento auditivo do Centro Diagnóstico Fleury Medicina e Saúde.
Executiva
Fga Alegra Hadid - CRFa 2217 - alegra.h@terra.com.br + 55 21 9966 4923
Geral
Profº Dr Jaime Luiz Zorzi - CRFa 3681
Profª Dra Irene Marchesan - CRFa 152
Horário:
Mensal - Sábado das 8h às 17h
Data:
Início 25 de maio de 2024.
Acesse abaixo o link para inscrição
Alunminus - Inscrições On-Line (cefac.br)
Objetivos:
Introdução
Ouvir tem início com a detecção de um estímulo acústico, envolvendo uma série de eventos neurofisiológicos e químicos ao longo do sistema auditivo. Para uma acurada interpretação da informação auditiva, são necessários mecanismos e processos cognitivos e neurofisiológicos mediados pela ação do Sistema Nervoso Auditivo Central.
A Avaliação do Processamento Auditivo Central oferece informações sobre maturidade, organização e funcionamento das vias auditivas centrais responsáveis pela análise dos estímulos auditivos – linguísticos e não verbais.
Indivíduos com Transtorno do Processamento Auditivo Central apresentam dificuldade em usufruir da informação auditiva para se comunicar e aprender. A dificuldade pode ocorrer por déficit em diversas habilidades auditivas, de maneira que cada indivíduo pode apresentar um padrão único de comprometimento que será evidenciado pelos resultados da Avaliação do Processamento Auditivo Central.
A identificação de possíveis comprometimentos no processamento da informação auditiva, possibilita a compreensão das causas subjacentes às queixas de comunicação e aprendizagem de indivíduos que buscam tratamento. A compreensão das causas subjacentes às queixas possibilita a elaboração de programas de habilitação/reabilitação adequados às necessidades do indivíduo.
Justificativa
As informações da avaliação das funções auditivas centrais elucidam como ocorre o processamento da informação auditiva que é a base da comunicação e da aprendizagem. Esse curso se propõe a tornar acessível ao fonoaudiólogo clínico o entendimento e as aplicações do processamento auditivo central na diversidade da atuação de sua clínica.
Objetivos
•Entender a indicação e as aplicações da avaliação do processamento auditivo central;
•Relacionar o processamento auditivo central e suas alterações aos diversos transtornos da comunicação oral e escrita;
•Interpretar os achados da avaliação do processamento auditivo central e aprender a usar essas informações no diagnóstico e na elaboração do planejamento terapêutico dos transtornos da comunicação oral e escrita;
•Conhecer a aplicação do treino auditivo acusticamente controlado, o treino auditivo neurocoginitivo acusticamente controlado e de recursos tecnológicos envolvendo o Processamento Auditivo Central na clínica fonoaudiológica.
Metodologia
A partir da apresentação de casos clínicos, será introduzida a base neurofisiológica do processamento auditivo central e dos transtornos a ele relacionados; os procedimentos diagnósticos - aplicação e interpretação; a elaboração do plano de tratamento - terapia fonoaudiológica, treinamento auditivo acusticamente controlado, treinamento auditivo neurocognitivo acusticamente controlado, o contato com profissionais relacionados ao caso (médico, fonoaudiólogo, psicopedagogo, neuropsicólogo e outros) e a orientaçao acadêmica e familiar.
Público-alvo
Fonoaudiólogos.
Programa:
1. Processamento Auditivo Central e suas bases neurofisiológicas. Profa Fga Me Maura Sanchez - CRFA 1411
Anatomofisiologia do sistema auditivo periférico e central. Neurofisiologia do sistema nervoso auditivo central. Imageamento funcional e estrutural do sistema nervoso auditivo central. Relação entre funções neuropsicológicas gerais e o processamento da informação auditiva: organização perceptual, velocidade de processamento, atenção e memória. Definição dos mecanismos fisiológicos e das habilidades auditivas pesquisadas na avaliação do PAC.
2. Avaliação comportamental do processamento auditivo central. Profa Fga Maura Sanchez - CRFa 1411
Apresentação do protocolo de testes comportamentais verbais e não verbais, monóticos e dicóticos empregados para avaliação do PAC. Instruções sobre a forma de apresentação do teste, registro e parâmetros de normalidade e cálculo dos resultados.
3. Diagnóstico dos transtornos do processamento auditivo central: como interpretar os resultados do PAC. Profa Fga Me Maura Lígia Sanchez CRFa 1411
Interpretação dos resultados, considerando-se os valores de referência para cada teste, o desempenho em teste específico frente aos testes do protocolo, usando a análise intra e inter testes; e o desempenho na avaliação do PAC em relação quadro clínico geral do paciente, relacionando achados, sintomas e queixas. Discussão: A Bateria mínima oferece todas as informações necessárias para entendermos o que está acontecendo com os nossos Pacientes? Classificação dos transtornos do processamento auditivo central. Estudo de casos clínicos.
4. Discussão de casos. Profa Fga Me Maura Lígia Sanchez - CRFa 1411
Aplicação dos conhecimentos adquiridos nas aulas anteriores considerando os achados da Avaliação Auditiva Periférica e Central. Mais casos clínicos
5. Avaliação eletrofisiológica do processamento auditivo central. Profa Fga Dr Letícia Reis Borges - CRFa 1350
Apresentação do protocolo de avaliação eletrofisiológica do PAC, potenciais evocados de curta, média e longa latência, potenciais de estado estável, supressão de emissões otoacústicas. A importância da avaliação eletrofisiológica do PAC, aplicação dos testes mostradas no próprio aparelho, discussão de casos clínicos e revisão da literatura atualizada no assunto.
6. Tratamento dos transtornos do processamento auditivo central. Profa Fga Maura Lígia Sanchez - CRFa 1411
Apresentação de programas gerais de tratamento direcionados às disfunções diagnosticadas com demonstração de vários materiais.
Apresentação do editor de som Audacity como instrumentos facilitador de criação de material de estimulação para as vias de comunicação e aprendizagem.
7. Processamento Auditivo Central e as alterações da linguagem oral e da fala. Profa Fga Me Maura Lígia Sanchez - CRFa 1411
Estabelecimento de relações entre o processamento auditivo central e o processamento e a organização das representações fonológicas e semânticas. Implicações dessas relações no diagnóstico dos transtornos da fala e linguagem oral e no planejamento terapêutico, tanto na seleção de estratégias efetivas para intervenção como no acompanhamento da evolução do tratamento. Estudo de casos clínicos.
8. Processamento Auditivo Central e as alterações da leitura/escrita e da aprendizagem. Profa Fga Me Maura Lígia Sanchez - CRFa 1411
Estabelecimento de relações entre o processamento auditivo central e o processo de aquisição de leitura e escrita, o diagnóstico dos transtornos de leitura e escrita e a intervenção. Discussão da relação entre o desenvolvimento auditivo e as habilidades metalinguísticas envolvidas na leitura e escrita. O déficit no processamento fonológico e a dislexia do desenvolvimento. Estratégias envolvendo habilidades auditivas para terapia em leitura e escrita. Estudo de casos clínicos.
9. Processamento da informação não verbal e as alterações de fluência e voz. Profa Fga Dr Letícia Reis Borges - CRFa 1350
Estabelecimento das relações entre o processamento da informação não verbal no diagnóstico e tratamento de transtornos de fluência, voz e do hemisfério não especializado em linguagem.
10. Processamento Auditivo Central e as alterações de função executiva. Profa Fga Me Maura Lígia Sanchez - CRFa 1411
Estabelecimento da relação entre o processamento auditivo central e os transtornos de função executiva como o TDAH e os déficits de memória de curto prazo, memória operacional e evocação de informações armazenadas. Discussão sobre a comunicação considerando o processamento bottom-up e top-down. Discussão sobre o tratamento e avaliação de indivíduos que fazem uso de medicação. Estudo de casos clínicos.
11. Processamento Auditivo Central em adulto e idoso. Profa Fga Me Maura Lígia Sanchez - CRFa 1411
Comprometimento periférico, lesões neurológicas e envelhecimento. Processamento auditivo central, atenção e memória na vida adulta e no envelhecimento. Estratégias de intervenção terapêutica. Estudo de casos clínicos.
12. Aula prática de Avaliação Comportamental do Processamento Auditivo Central - Diagnóstico. Profa Fga Me Maura Lígia Sanchez - CRFa 1411
Realização de Avaliação do Processamento Auditivo Central e Avaliação de Linguagem de um paciente trazido pelos alunos. Os alunos irão anotar os resultados, fazer a análise dos resultados e fazer o relatório dos exames. As Avaliações serão realizadas pela professora.
13. O treinamento auditivo acusticamente controlado. Profa Fga Me Maura Lígia Sanchez - CRFa 1411
Indicações e aplicações do treinamento auditivo na clínica fonoaudiológica. Como potencializar o treinamento auditivo com a abordagem neurocognitiva. Estratégias para o treinamento de habilidades auditivas centrais. Apresentação dos protocolos para treino auditivo baseados nos achados da Avaliação do Processamento Auditivo Central. Estudo de casos clínicos. Elaboração dos Programas de Habilitação do Paciente da aula anterior.
Duração:
13 módulos mensais: transmissão online pela plataforma Zoom, ao vivo com o professor.
Valores:
Inscrição: R$ 50,00
Mensalidades: 13 parcelas
Promoção: de R$ 470,00 por R$ 440,00 - Descontos não são acumulativos.
*Sujeitas a reajustes de acordo com definições legais.
Forma de pagamento da inscrição: Boleto bancário ou cartão via pagseguro.
Forma de pagamento das mensalidades: Boleto bancário.
Informações: Cefac Rio de Janeiro: cefacrio@terra.com.br
Home page do Cefac do Rio de Janeiro - www.fonotrade.com.br - WhatsApp - 21 - 98920-5769
ATENÇÃO: É reservado ao CEFAC, o direito de cancelamento do curso, caso não seja atingido o número mínimo de alunos necessários para abertura do mesmo.