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Avaliação Clínica Ampliada da Linguagem: Compreendendo a Linguagem no Contexto do Neurodesenvolvimento - CURSO ONLINE

Unidade: São Paulo - São Paulo - SP

Coordenação: Profa. Dra. Adriana Kida CRFª 02 -11795

- Fonoaudióloga formada pela Faculdade de Odontologia de Bauru – Universidade de São Paulo – USP (2000)

- Especialização em Linguagem pela Faculdade de Odontologia de Bauru – Universidade de São Paulo – USP (2002)

- Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos UFSCAR – (2003)

- Doutorado em Ciências: Distúrbios da Comunicação Humana pela Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (2009).

- Doutorado com Estágio no Exterior na Universidad de Salamanca (USAL) - Departamiento de Psicología Evolutiva e de la Educación.

- Pós-doutorado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, desenvolvido no Laboratório de Investigação dos Distúrbios de Aprendizagem (LIDA) da Universidade Estadual Paulista – UNESP/Marília (2008)

- Professora dos cursos de aprimoramento e especialização em linguagem e aprendizagem do CEFAC – Saúde e Educação.

Horário:

Sábado das: 08h às 17h.

Data:

DOIS ENCONTROS VIA ZOOM, AO-VIVO DIRETAMENTE COM A PROFESSORA.

Dias 24 e 31 de agosto de 2024.


Objetivos:

A linguagem é uma das sete áreas do desenvolvimento humano. É apenas a parte de um todo. Se o desenvolvimento humano é fruto de uma organização complexa e hierarquizada, e seu amadurecimento é determinado por fatores biológicos e pela interação humana, qualquer desorganização em outras áreas do neurodesenvolvimento podem resultar em fragilidades capazes de impactar a linguagem. Não há linguagem de qualidade fora desse sistema harmônico. 

A harmonia no funcionamento, sem dúvida, é uma expressão do funcionamento do Sistema Nervoso Central, nosso grande organizador biológico. Então, nós fonoaudiólogos, precisamos compreender que alterações no processamento sensorial e perceptomotor, por exemplo, podem influenciar a maneira como a criança constrói e interpreta suas experiências, como ela age no mundo. E qualquer mudança como essa trará consequências diretas sobre o ritmo de desenvolvimento da linguagem. Esse é só um dos inúmeros exemplos dos efeitos que alterações do neurodesenvolvimento podem provocar. Essas alterações influenciam pilares importantes como a qualidade da exploração, da atenção na relação interpessoal e com o meio, prejudicando a maneira como a criança constrói sua comunicação, autonomia e adaptação social.

Assim, precisamos ser fonoaudiólogos abertos para expansão do olhar. Fonoaudiólogos capazes de compreender o desenvolvimento linguístico dentro de um contexto mais amplo. Assim, a compreensão das relações e dos impactos entre as demais áreas do neurodesenvolvimento e a linguagem nos permite:

• antever riscos para o desenvolvimento linguístico

• apurar nosso olhar para o diagnóstico diferencial

• favorecer a construção de um planejamento clínico capaz de modificar tendências de desenvolvimento e conectado com os impactos sociais da linguagem na vida do indivíduo

• reconhecer as manifestações clínicas como produtos dessa visão integral do desenvolvimento do indivíduo, trazendo condutas mais assertivas especialmente no contexto do trabalho multiprofissional.

Nesse curso apresentaremos possibilidades de ampliação do olhar fonoaudiológico sobre o desenvolvimento no contexto da avaliação da linguagem oral. Queremos que você amplie o seu olhar através do bom uso de instrumentos de rasteio válidos e confiáveis, capazes de mapear o desenvolvimento infantil. Mais do que aplicá-los, queremos que através dele você possa ler com mais qualidade esse desenvolvimento global, relacionando-o diretamente com os achados da avaliação clínica fonoaudiológica. Para desenvolver o raciocínio clínico, adotaremos um referencial teórico sólido e estratégias práticas, através da rica discussão de casos clínicos, da queixa ao relatório. Essa transposição teórico-prática é o caminho mais eficiente para uma mudança imediata da sua prática clínica.

Para quem se destina: Esse foi um curso de extensão pensado para fonoaudiólogos que atuam com desenvolvimento infantil na primeira infância e idade escolar. Foi feito para fonoaudiólogos que desejam ampliar o olhar sobre a linguagem, compreendendo seus achados a partir do olhar integrativo do desenvolvimento.


Programa:

* Desenvolvimento global e suas relações com o desenvolvimento da linguagem

* Escalas e questionários como estratégias para ampliação de olhar: SRS-2, Protocolo IDADI, Escala Vineland, Perfil sensorial 2, ETDAH

* Discussão de casos clínicos

* Diretrizes para elaboração do Relatório de Avaliação Clínica Fonoaudiológica da Linguagem


Duração:

20 horas/aula.

* Gravação das aulas disponível por 30 dias.

* Material de apoio disponibilizado previamente.

* Certificado de participação ao final dos encontros.


Valores:

Apenas por tempo limitado! Aproveite agora:

De R$890,00 por R$680,00.

VALORES PROMOCIONAIS VÁLIDOS PARA INSCRIÇÕES REALIZADAS ATÉ: 10 DE ABRIL DE 2024.

Formas de Pagamento: Cartão de crédito em até 18x, boleto bancário, PayPal (para alunos estrangeiros), PIX e transferência bancaria.

Desconto de 10% para alunos e ex-alunos CEFAC – consulte as condições.

*Descontos não acumulativos.

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