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O uso de abordagem fônica e estimulação cognitivo linguística no tratamento da dislexia, na recomposição da aprendizagem e em outros transtornos do neurodesenvolvimento: Como fazer | CURSO ONLINE
CRFa 3681: Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1976), mestrado em Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Tem desenvolvido procedimentos de avaliação, diagnóstico e intervenção, largamente adotados em cursos de graduação e na prática clínica fonoaudiológica e psicopedagógica. Atua no CEFAC Saúde e Educação, como coordenador, organizador e professor de cursos de especialização, aprimoramento e extensão nas áreas da Fonoaudiologia, Educação, Aprendizagem e Neurociências. Tem trabalhado em programas de formação de professores de ensino fundamental e em assessoria educacional. Tem experiência na área de Fonoaudiologia e Educação, com ênfase em desenvolvimento infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: fonoaudiologia, linguagem e aprendizagem. Suas pesquisas mais atuais estão voltadas para a área da aprendizagem e dos distúrbios da leitura e da escrita. Recebeu da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, o prêmio "Mérito Fonoaudiológico" em 2010. Seus trabalhos mais recentes são a publicação do método de alfabetização denominado "As letras falam" e da metodologia para o ensino da ortografia, com o título "Descomplicando a Escrita".
Horário:
Quinta-feira das: 19h às 22h.
Data:
TRÊS ENCONTROS VIA ZOOM, AO-VIVO DIRETAMENTE COM O PROFESSOR.
Dias 13, 20 e 27 de março de 2025.
Objetivos:
Aprender a ler e escrever tem se apresentado como um grande desafio para as escolas de modo geral. As dificuldades se acentuam ainda mais quando estamos frente a crianças que apresentam déficits no neurodesenvolvimento como a dislexia / transtornos específicos de aprendizagem, transtornos de linguagem ou defasagem escolar que requer recomposição de aprendizagem. Os impactos negativos e duradouros são fortemente sentidos no desempenho acadêmico e na dinâmica emocional dessas crianças, fato que desafia famílias, professores e clínicos, quer sejam fonoaudiólogos, psicopedagogos ou psicólogos. Intervenções apropriadas requerem conhecimentos sólidos e atualizados da área das neurociências que permitam desenvolver e aplicar metodologias que possam se mostrar eficazes.
Objetivo Específico:
Apresentar, de forma prática e aplicada, procedimentos/métodos baseados em evidências científicas que podem ser empregados na clínica e no ensino regular, tendo em vista desenvolver habilidades e competências consideradas como precursoras, preditoras ou fundamentais para a aprendizagem da leitura e da escrita.
Programa:
• Como aprendemos a ler e escrever: funcionamento cerebral na aquisição da linguagem escrita;
• Rotas de leitura fonológica e lexical: como estimular o desenvolvimento;
• Fases de aquisição da escrita: como fazer a criança caminhar;
• Habilidades precursoras: consciência fonológica, nomeação rápida, memória fonológica e correspondência fonema-grafema;
• Processamento visual e o conhecimento das letras;
• Habilidades metalinguísticas gerais: consciência lexical, consciência morfossintática;
• Apresentação e discussão das atividades do método “As letras falam” e do programa de estimulação de competências cognitivo linguísticas “Pensando em imagens, sons, palavras e letras”;
• Fluência e compreensão leitora: “Visão ativa da leitura”.
Público-alvo: fonoaudiólogos, psicopedagogos, psicólogos, professores estudantes.
Duração:
3 encontros de 3 horas cada - 9 horas de carga total.
Valores:
R$ 540,00.
Formas de Pagamento: Cartão de crédito em até 18x, boleto bancário, PayPal (para alunos estrangeiros), PIX e transferência bancaria.
*Desconto de 10% para alunos e ex-alunos CEFAC – consulte as condições.
**Descontos não acumulativos.
Informações: jennifer@cefac.br
Whatsapp: (11)96648-4976 - atendimento de segunda-feira à sexta-feira das 08h às 17h
ATENÇÃO: É reservado ao CEFAC, o direito de cancelamento do curso, caso não seja atingido o número mínimo de alunos necessários para abertura do mesmo.