Voltar

Notícias -

Notícias -

 

EDITAL COMPLETO + VíDEO: DRª IRENE MARCHESAN SOBRE O DIA MUNDIAL DA MO

17 de Fevereiro: Dia da Motricidade Orofacial

 

O Dia Mundial da Voz - 16 de Abril

Essa celebração foi criada no Brasil, em 1999, e a partir de 2003 passou a ter expressão internacional, com diversos eventos organizados também nos Estados Unidos, Europa e Ásia. O objetivo dessa campanha é promover a conscientização da população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, bem como realizar conscientização de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, que podem comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos. 

A celebração do Dia Mundial da Voz é de extrema importância e representa uma oportunidade única de disseminar conhecimento, orientar a população, promover ações de saúde e auxiliar no encaminhamento adequado de problemas potenciais ou reais. 

 

Conscientização

Campanhas e esclarecimentos sobre diferentes doenças, ou mesmo pequenas alterações que possam ocorrer durante a vida do ser humano, sejam elas mudanças normais ou início de algo que possa se tornar uma doença, são sempre de grande importância. Conhecer as possíveis causas de doenças e saber como prevenir problemas futuros com relação à saúde é fundamental para a população. Pessoas bem informadas terão menos doenças, menos faltas ao trabalho e maior qualidade de vida, sendo mais produtivas e felizes. Investir na prevenção é muito mais inteligente e econômico do que ter que investir em caros tratamentos, muitas vezes sem soluções efetivas e ou definitivas.

 

Sucesso Nacional e Internacional

Em 2011 foi criada no Brasil, a Associação Brasileira de Motricidade Orofacial (ABRAMO) com o intuito de fazer crescer essa importante especialidade, assim como promover encontros e congressos com o objetivo de discutir as práticas clínicas e os protocolos existentes para identificar as alterações das funções orofaciais.

Ainda no ano de 2011, no Perú foi criada a Comunidad de Motricidade Orofacial Latinoamericana (CMOL).  

Em 2012 foi realizada uma reunião com sessenta participantes de quinze países na Universidade da Califórnia nos Estados Unidos, com a finalidade de discutir as prioridades no campo da Avaliação e Terapia Miofuncional no mundo. Um dos frutos dessa reunião foi a formação da Academy of Applied Myofunctional Sciences (AAMS). 

Em 2014, foi fundada a Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala (SPTF), com um Departamento Científico específico para a área de Motricidade Orofacial. Ainda em 2014, foi criado o grupo de trabalho denominado Squilibrio Muscolare Oro-Facciale (SMOF) na Itália

Em Janeiro de 2015, foi fundada na Estônia a "Nordic Association of Myofunctional Therapy" (NAMT). Também em 2015, na Cidade do Porto (Portugal) foi realizado o “I Simpósio Ibero Americano de Motricidade Orofacial” (SIAMO), organizado pelo Instituto EPAP.

Todos estes eventos, assim como outros não citados aqui, porém não menos importantes, contribuíram para que, em 2014, três fonoaudiólogos, Irene Marchesan do Brasil, Franklin Susanibar do Peru e Ricardo Santos de Portugal se reunissem para discutir a possível criação do DIA MUNDIAL DA MOTRICIDADE OROFACIAL.  

 

Definição do dia da MO

A partir das discussões realizadas em todos esses eventos, no dia 26 de junho de 2015, no encontro “II Encuentro Americano y I Iberoamericano de Motricidad Orofacial” organizado pela CMOL e realizado na cidade de Lima (Peru) com representantes da MO de 12 países, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, México, Panamá, Peru, Portugal e Venezuela foi criado oficialmente o DIA MUNDIAL DA MOTRICIDADE OROFACIAL, a ser comemorado oficialmente no dia 17 de fevereiro de cada ano.

 

O primeiro objetivo da criação do DIA MUNDIAL DA MO foi o de envolver os profissionais que atuam nessa área, estimulando o estudo e a divulgação da importância das funções orofaciais para o ser humano. Além disso, outro objetivo, não menos importante que o primeiro, foi o de aumentar a consciência da população e demais profissionais da área da saúde sobre a importância da prevenção das possíveis alterações das funções orofaciais, assim como de suas consequências.

O especialista em MO avaliadiagnostica e trata fundamentalmente as funções de sugar, mastigar, deglutir, respirar e falar. Essa especialidade tem crescido muito nos últimos anos, impulsionando a criação de diferentes instituições pelo mundo. 

 

Projetos Recentes

Cada ano um foco maior é dado a uma das funções orofaciais. A função escolhida para cada ano deve ser comentada amplamente criando-se um slogan específico. Em 2016, a respiração nasal foi discutida. O slogan foi: Respirar: já parou para pensar? 

Fonoaudiólogos e demais profissionais que atuam com as alterações da respiração se uniram para aumentar a consciência da importância de a respiração ser realizada pelo nariz, prevenindo e minimizando os problemas respiratórios assim como a apneia obstrutiva do sono, uma vez que esse problema afeta milhões de pessoas em todo o mundo. 

Em 2017, o foco da campanha foi aumentar o conhecimento da existência do frênulo da língua, bem como da importância da sua avaliação, evitando assim as possíveis alterações que essa pequena membrana mucosa traz ao ser humano quando não diagnosticada precocemente. O foco maior foi com relação ao desmame precoce do bebê pelas dificuldades causadas na amamentação quando o frênulo da língua está alterado, bem como as consequências da falta do diagnóstico. O slogan foi: Língua presa, funções orofaciais prejudicadas.

 

Em 2018, o foco do DIA MUNDIAL DA MO será a importância de falar bem. O slogan é: Falemos da Fala.

O nosso objetivo neste ano é conscientizar os nossos colegas e demais profissionais assim como o público em geral sobre:

► Como se adquire a fala;

► Quais são as alterações articulatórias que podem estar relacionadas com as alterações morfológicas orofaciais;

► Como detectar as alterações da articulação da fala;

► Evidenciar que a fala é um ato motor e linguístico;

► Lembrar que nenhum exercício orofacial leva a aquisição da fala e nem facilita a correta produção da fala;

► E, por último, mas não menos importante, lembrar que as funções orofaciais de alimentação, têm sua aquisição e desenvolvimento totalmente diverso da aquisição da fala.

 

Somente unidos pela MO conseguiremos fazer crescer, divulgar e demonstrar a grande importância dessa especialidade.  

Todos os profissionais que têm consciência da importância das funções orofaciais para o ser humano, devem participar ativamente das comemorações do terceiro ano do DIA MUNDIAL DA MO.  

 

 

Irene Queiroz Marchesan

Franklin Susanibar

Ricardo Santos

 


Assine nossa Newsletter!