
Compreendendo e Atuando nos Transtornos da Fala: Apraxias, Desvios Fonológicos e Desvios Fonéticos | Turma 2026 | CURSO ON-LINE COM AULAS AO-VIVO DIRETO COM OS PROFESSORES
CRFª 2- 152 - Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977), mestrado em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Título de Especialista em Motricidade Orofacial concedido pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa). Membro da International Association Orofacial Myology (IAOM). Atualmente é Coordenador dos Cursos de Motricidade Orofacial do CEFAC Pós-Graduação em Saúde e Educação e Diretor Clínico do Instituto Cefac. No Instituto Cefac faz avaliações clínicas, desenvolve pesquisas ligadas a fala e ao frênulo da língua e orienta a equipe técnica. Tem experiência clínica desde 1978, e de supervisão clínica desde 1983. Atua na clínica com as alterações das funções orofaciais tendo desenvolvido procolos específicos para a avaliação dessas funções assim como criou um protocolo específico para a avaliação do frênulo da língua. Escreveu livros e capítulos de livros específicos na área da Motricidade Orofacial focando principalmente a criação de novos parâmetros para a avaliação e para terapia da motricidade orofacial. Está na docência desde 1981 e desenvolve pesquisas na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Motricidade Orofacial, atuando principalmente nos seguintes temas: respiração, mastigação, deglutição e fala. Faz parte do Grupo de Pesquisa de Estudos sobre a Fala. Membro do corpo editorial de periódicos científicos: Revista CEFAC de Atualização Científica; Distúrbios da Comunicação, Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.
Horário:
12 aulas quinzenais: quintas-feiras das 18h às 22h.
Data:
Início em: 12 de março de 2026.
Formato das aulas: Realizadas ao-vivo pela plataforma Zoom, possibilitando interação direta entre Professor e Alunos.
Objetivos:
Transtornos da Fala representam uma das maiores demandas na prática clínica fonoaudiológica. Entre os principais quadros estão os desvios fonológicos, desvios fonéticos e as apraxias, que exigem conhecimento técnico aprofundado e condutas terapêuticas bem estruturadas.
O curso é destinado a Fonoaudiólogos e Estudantes de Fonoaudiologia que desejam ampliar e consolidar sua formação teórico-prática para atuação especializada nos distúrbios da fala. O foco está em desenvolver habilidades profissionais específicas e diferenciadas para atender a uma demanda significativa e crescente no campo da fonoaudiologia clínica.
Objetivos Específicos:
- Aprofundar os conhecimentos teórico-práticos para realizar avaliação, diagnóstico, orientação e intervenção em casos de alterações da fala;
- Capacitar o profissional a integrar equipes multiprofissionais, promovendo atuação conjunta e interdisciplinar;
- Desenvolver análise crítica sobre processos de aquisição, diagnóstico e intervenção relacionados à fala;
- Realizar procedimentos clínicos fundamentados em uma sólida base teórica, articulando saberes de diferentes áreas aplicados à prática fonoaudiológica.
Programa:
- Avaliação, diagnóstico e terapia nas alterações da fala: desvios fonológicos – 4 aulas
- Alterações da Motricidade Orofacial relacionadas à fala e desvios fonéticos na criança e no adulto – 4 aulas
- Apraxia – 4 aulas
Corpo Docente previsto:
- Profa. Luciana Oliveira - CRFª 4590
- Profa Dra. Luciana de Oliveira Pagan Neves CRFª 2-10502
- Profa. Ms. Tamiris Akbart - CRFª 6-9517
- O aluno terá de bônus acesso por 30 dias a gravação de cada módulo e materiais de apoio.
Duração:
Carga horária total: 48 horas.
Valores:
Inscrição: R$ 180,00 - Formas de pagamento: PIX, boleto ou cartão de crédito.
06 Mensalidades: R$ 528,00- Forma de pagamento: boleto bancário.
* Descontos nas mensalidades para ex-alunos CEFAC, consulte as condições.
Dúvidas e mais informações:
WhatsApp: (11) 96648-4976 - atendimento de segunda-feira à sexta-feira das 08h às 17h.
E-mail: aline@cefac.br
ATENÇÃO: É reservado ao CEFAC, o direito de cancelamento do curso, caso não seja atingido o número necessário de alunos para formação da turma.