Voltar

Cursos -

Cursos de Especialização

Linguagem, com ênfase nos Distúrbios de Aprendizagem e na Atuação Educacional 2025 | FAMOSP- CEFAC | CURSO ONLINE / AULAS AO-VIVO DIRETO COM O PROFESSOR | CONFIRMADO ✔️

Unidade: São Paulo - São Paulo - SP

Coordenação: Prof. Dr. Jaime Luiz Zorzi

 CRFa 3681: Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1976), mestrado em Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1997). Tem desenvolvido procedimentos de avaliação, diagnóstico e intervenção, largamente adotados em cursos de graduação e na prática clínica fonoaudiológica e psicopedagógica. Atua no CEFAC Saúde e Educação, como coordenador, organizador e professor de cursos de especialização, aprimoramento e extensão nas áreas da Fonoaudiologia, Educação, Aprendizagem e Neurociências. Tem trabalhado em programas de formação de professores de ensino fundamental e em assessoria educacional. Tem experiência na área de Fonoaudiologia e Educação, com ênfase em desenvolvimento infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: fonoaudiologia, linguagem e aprendizagem. Suas pesquisas mais atuais estão voltadas para a área da aprendizagem e dos distúrbios da leitura e da escrita. Recebeu da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, o prêmio "Mérito Fonoaudiológico" em 2010. Seus trabalhos mais recentes são a publicação do método de alfabetização denominado "As letras falam" e da metodologia para o ensino da ortografia, com o título "Descomplicando a Escrita".  
 

CURSO RECONHECIDO PELO MEC: FAMOSP (https://famosp.edu.br) - Faculdade Morzateum de São Paulo com registro no sistema e_MEC n° 015/2015 Portaria.

Instituição credenciada pelo Ministério da Educação – MEC, sob o ato regulatório de credenciamento registrado na 

Portaria MEC n.º 72.816/1973, de 21 de setembro de 1973, publicado em 24 de setembro  de 1973, recredenciamento na Portaria MEC n.º 1.126/2012 de 11 de setembro de 2012, publicada no D.O.U em 12 de setembro de 2012.

Instituição de Apoio: CEFAC – Saúde e Educação.

 

Horário:

Mensal - Sexta-feira das 18h às 22h e Sábado das 08h às 17h.

 

Data:

Início em: 14 e 15 de março de 2025.

 


Objetivos:

Propiciar, ao profissional fonoaudiólogo, conhecimentos atualizados, que permitam, de modo aprofundado e específico, a observação, análise e reflexão sobre a teoria e práxis desta área de atuação envolvendo aprendizagem, linguagem oral, linguagem escrita e educação.

Dar acesso a conhecimentos, recursos e instrumentos que possam preparar, com competência, o fonoaudiólogo como especialista nas alterações da linguagem oral da infância, na aprendizagem da leitura e da escrita e nas questões educacionais, para atuação em equipes multidisciplinares e, em especial, junto aos profissionais da área da educação, nos mais diversos níveis e modalidades de ensino. 

Preparar o aluno para atuação em equipes multidisciplinares e para a prestação de serviços de assessoria e consultoria.

 

CONHEÇA MAIS SOBRE A PROPOSTA DO CURSO COM A APRESENTAÇÃO DO COORDENADOR DO CURSO E DIRETOR DO CEFAC DR. JAIME ZORZI

 


Programa:

Este curso possui como aspecto fundamental a construção da comunicação humana, em seus aspectos orais e escritos, e suas relações com a aprendizagem e a educação. Oferece aos profissionais graduados, em fonoaudiologia, diferentes competências para atuar, com sucesso, por meio da utilização de métodos científicos de prevenção, identificação, intervenção, bem como a avaliação das dificuldades dos indivíduos nas áreas educacional, clínica e institucional. Possui como metas aprofundar conhecimentos atualizados e relevantes, que permitam observar, analisar e refletir sobre a teoria e práxis da fonoaudiologia na área da comunicação oral e escrita. Desta forma, o curso está organizado em razão dos fundamentos necessários para uma atuação prática especializada, tendo como base estudos sociolinguísticos, neurolinguísticos, psicolinguísticos, neuropsicológicos, pedagógicos e fonoaudiológicos, que determinam fortemente o desenvolvimento, a aprendizagem e a inserção social.  

 

- Desenvolvimento da comunicação oral e transtornos de linguagem na infância 

Ementa: principais etapas e marcadores do desenvolvimento da comunicação verbal e não verbal; conceituação e classificação dos principais transtornos de linguagem: transtornos específicos de linguagem, dispraxias verbais, aspectos diferenciadores entre Transtornos específicos e a deficiência auditiva, deficiência intelectual e autismo. Indicadores de crianças de risco para problemas de linguagem e aprendizagem. 

 

- Procedimentos de avaliação de linguagem oral em seus aspectos semânticos, pragmáticos e formais

Ementa: objetivos e estrutura de procedimentos de avaliação de linguagem infantil e de competências comunicativas; aspectos a serem avaliados: semânticos, pragmáticos e funcionais; apresentação de testes, protocolos e orientação a respeito da aplicação dos instrumentos: PROC, ABFW, escalas de desenvolvimento; elaboração de relatórios; vocabulário receptivo e expressivo; orientação para aplicação de provas.  

 

- Apresentação de resultados da aplicação de provas de avaliação de linguagem oral e competências comunicativas  

Ementa: apresentação, análise e discussão supervisionada dos resultados das provas aplicadas pelos alunos, de acordo com os procedimentos do módulo Atividades Práticas I. Elaboração de relatórios e planejamento terapêutico. 

 

- Abordagens terapêuticas nos transtornos de linguagem na infância 

Ementa: Diagnóstico e planejamento terapêutico; estabelecimento de metas a curto, médio e longo prazo; abordagens terapêuticas voltadas para os transtornos da linguagem oral: terapia nos casos de TEL, dispraxias, atrasos de linguagem; apresentação de casos para análise e discussão. 

 

- Avaliação diagnóstico e terapia das alterações de fala de origem fonológica e fonética 

Ementa: Fonética e fonologia; alterações articulatórias e distúrbio fonológico; métodos de avaliação e tratamento das alterações de fala. 

 

- Alterações da fala: Apraxia I e II

Ementa: Fundamentação teórica e definição de Apraxia de Fala na Infância (AFI), terminologia, diagnóstico diferencial, sinais e características da AFI, aspectos de alerta, aspectos norteadores de avaliação, princípios e modelos de intervenção. A disciplina visa que o aluno seja capaz de compreender a base teórica necessária para trabalhar nesta área, compreender as características e entender o diagnóstico diferencial, e conhecer os principais instrumentos e parâmetros de avaliação, bem como de intervenção terapêutica, incluindo o uso da Comunicação Suplementar e Alternativa aplicada à Apraxia de Fala. 

 

- Abordagem fonoaudiológica da gagueira 

Ementa: Fluência x Disfluência x Gagueira; Contribuições recentes das Neurociências para a compreensão da gagueira; Genética e Gagueira; Incidência x Prevalência x Manifestações clínicas; Processo de avaliação especializada em crianças pré-escolares, escolares, adolescentes e adultos; Noções fundamentais para o planejamento fonoterapêutico para crianças, adolescentes e adultos que gaguejam; Estratégias terapêuticas adequadas à tipologia e grau de severidade que atendam  necessidades individuais da pessoa que gagueja respeitando  cada faixa etária. 

 

- Abordagem fonoaudiológica no TEA I, II e III – Transtorno do espectro do autismo 

Ementa: Terminologia dos TEA; Historicidade dos TEA; Critérios diagnósticos; Instrumentos de avaliação; Avaliação fonoaudiológica; Planejamento terapêutico; Intervenções multidisciplinares; Família; Escola. 

 

- Abordagem fonoaudiológica na deficiência intelectual

Ementa: Deficiência Intelectual X Doença Mental. Terminologia da Deficiência Intelectual. Causas da Deficiência Intelectual: Pré - natais, Peri - natais, Pós – natais. Principais tipos de Deficiência Intelectual. Síndrome de Down: mitos e verdades. Síndrome do X-Frágil. Síndrome de Prader – Willi. Síndrome de Algeman. Síndrome de Williams. Inclusão Educacional de alunos com Deficiência Intelectual. Estimulação de linguagem. Adaptação de materiais e conteúdo.  

 

- Avaliação e terapia de linguagem na deficiência auditiva 

Ementa: Esta disciplina oferece aos alunos do curso de Especialização em Linguagem o conhecimento necessário sobre processos de avaliação e terapia de linguagem (reabilitação auditiva) na clínica fonoaudiológica com bebês e crianças com deficiência auditiva. O conteúdo proposto aborda também noções sobre: a perda de audição (tipo e grau), a tecnologia disponível para o deficiente auditivo (aparelhos de amplificação sonora, implante coclear e sistema de FM) e suas implicações para as tomadas de decisões clinico terapêuticas visando o desenvolvimento de linguagem de crianças com deficiência auditiva de qualquer tipo e grau. A disciplina oferece, ainda, dados sobre desenvolvimento do comportamento auditivo, padrão normalidade para cada faixa etária e suas relações com o desenvolvimento cognitivo, motor e emocional. 

 

- Comunicação suplementar e alternativa 

Ementa: Conceituação, caracterização e utilização da Comunicação Suplementar e/ou Alternativa (CSA). Uso da CSA na aplicação de alterações de linguagem de natureza primária e secundária, objetivos e formas de aplicação clínica e institucional, de natureza variada. Relação da comunicação e intervenção com uso da CSA na inclusão. Uso de tecnologia na intervenção nos distúrbios de fala e linguagem, incluindo recursos de baixa, média e alta tecnologia. 

 

- Leitura-escrita e os transtornos de aprendizagem: dislexia, distúrbios de aprendizagem, discalculia e TDAH 

Ementa: Definição e caracterização dos principais transtornos funcionais do desenvolvimento: dislexia, distúrbios de aprendizagem, discalculia e TDAH; diagnostico diferencial; dificuldades escolares; atuação fonoaudiológica; diagnostico interdisciplinar; relações entre aprendizagem, linguagem oral e linguagem escrita; processamento visual, processamento auditivo e consciência fonológica; atuação interdisciplinar; o papel do fonoaudiólogo em termos de avaliação, diagnóstico e tratamento. 

 

- Procedimentos de avaliação nas alterações da linguagem escrita

Ementa: Estruturação de protocolo de avaliação: o que e por que avaliar; bases teóricas dos procedimentos de avaliação; Apresentação e treinamento para aplicação das principais provas e procedimentos de avaliação em leitura e escrita envolvendo aspectos semânticos, funcionais e pragmáticos: identificação de níveis/fases de letramento; níveis de leitura; linguagem oral; provas de competência em leitura e escrita; consciência fonológica; memória fonológica; nomeação rápida; FAS. 

 

- Apresentação e discussão de resultados de aplicações de provas nas alterações de leitura e escrita 

Ementa: Apresentação e discussão do resultado de provas aplicadas em paciente ou alunos; discussão dos procedimentos; raciocínio clínico-diagnóstico; discussão de casos; diagnóstico diferencial; elaboração de relatórios. 

 

- Políticas públicas de educação, acessibilidade e a atuação fonoaudiológica nos programas e propostas educacionais de inclusão e educação especial

Ementa: Políticas públicas na educação especial e inclusão; acessibilidade, atuação fonoaudiológica nas políticas de inclusão e educação especial; programas de formação e orientação para professores; desenvolvimento de procedimentos para sala de recursos e salas regulares. 

 

- Desenvolvimento do letramento e o trabalho com gêneros textuais

Ementa: O que é letramento; trabalho com gêneros textuais; letramento versus alfabetização; ensino fundamental e letramento; elaboração de sequencias didáticas; experiências de trabalhos na perspectiva de formação de docentes; como desenvolver competências em leitura e escrita na perspectiva do letramento; elaboração de projetos. 

 

- Programas de desenvolvimento de linguagem no final da educação infantil e início do fundamental, com foco na alfabetização

Ementa: planejamento e atuação em programas para o desenvolvimento da linguagem, da fala, e de competências comunicativas nos diversos níveis da educação infantil; identificação e encaminhamento de crianças com risco de aprendizagem; elaboração de programas de prevenção; Caracterização dos sistemas alfabéticos de escrita; metodologias de alfabetização; alfabetização x letramento; competências e habilidades envolvidas no processo de aprendizagem da leitura e da escrita; relações entre linguagem oral e escrita; consciência fonológica e alfabetização; alfabetização baseada em evidências; apresentação de metodologia de alfabetização; atuação na formação de professores alfabetizadores. 

 

- Atividades para consolidação de competências em leitura e escrita: aplicação clínica e educacional

Ementa: aquisição e desenvolvimento da leitura e da escrita na perspectiva das neurociências; processamento da leitura, destacando as rotas fonológica e lexical; estratégias facilitadoras para a leitura lexical e para melhorar a decodificação; estratégias para ler, compreender e significar a leitura; estratégias para promover o gosto pela leitura; estratégias para significar a escrita, valorizando o interlocutor real; projetos de escrita e desenvolvimento do vocabulário; aprimoramento da Ortografia; como eleger uma sequência a ser trabalhada; metodologias diferenciada para cada tipologia de erros e a escolha do léxico; estratégias de autorregulação, promoção da revisão e autocorreção. 

 

- Estratégias para a estimulação da linguagem e as funções executivas 

Ementa: Desenvolvimento das funções executivas, linguagem e aprendizagem numa visão neurocientífica, relações entre linguagem e funções executivas, como estimular as funções, formas de estimulação e controle comportamental para o manejo e desenvolvimento das funções. 

 

- Processamento Auditivo no contexto clínico e educacional: impactos sobre a linguagem e a aprendizagem; estudos de caso 

Ementa: Avaliação das Funções Auditivas Centrais; Quando e Porque da avaliação; Como e o que está sendo avaliado; Testes Comportamentais – Funções Auditivas – Vias Auditivas; Apresentação de casos clínicos: Análise dos Resultados: Integração dos achados da avaliação neuro audiológica aos da avaliação de linguagem; Programas de habilitação/reabilitação de acordo com os achados da avaliação; Apresentação de estratégias e materiais para facilitação da intervenção terapêutica. 

 

- A Neurobiologia do bilinguismo: compreendendo o cérebro bilíngue para a atuação fonoaudiológica

Ementa: conhecimentos sobre os principais mecanismos neurais relacionados ao aprendizado da segunda língua, a organização das línguas no cérebro, o processamento cerebral da língua nativa e da segunda língua, as principais diferenças entre o bilinguismo precoce e o tardio, a atuação fonoaudiológica no contexto bilíngue.  

 

-  Ética e bioética 

Ementa: oferecer, elaborar e discutir princípios sobre comportamento humano eticamente correto, na área das ciências da saúde, incluídos a pesquisa com seres humanos; conhecer, refletir e debater sobre temas avançados da fonoaudiologia; aperfeiçoar e orientar o exercício profissional da fonoaudiologia mediante o conhecimento dos códigos, leis, declarações e recomendações referentes às suas práticas; descrever o funcionamento e as atribuições dos Comitês de Ética em Pesquisa. Apresentação de casos práticos. 

 

Público-Alvo: Fonoaudiólogos 

 

Corpo Docente Previsto:

Profa. Dra. Adriana Kida - CRFª 11795 

Profa. Esp. Adriana Vanísia Mendlovitz Albino - CRFª 6-1781   

Profa. Ms. Ana Paula Carvalho CRFª - CRFa -2-7884

Profa. Dra. Carolina Carvalho - CRFª 14.208   

Profa. Dra. Giseli Donadon - CRFª 16126   

Prof. Dr. Jaime Luiz Zorzi - CRFª 3681   

Profa. Dra. Karina Ciquiguti - CRFª 10280      

Profa. Dra. Luciana Pagan Neves - CRFª 2-10502   

Profa. Dra. Luciene Stivanin - CRFa. 14385/SP

Profa. Ms. Maura Lígia Sanchez - CRFª 1411J

Profa. Ms. Mirela Silveiro Pollini Caputo- CRFa 2-12702

Profa. Dra. Monique Herrera Cardoso - CRFª 2-18.111

Profa. Dra. Roberta Barabás

Profa. Dra. Soraia Romano  - CRFª 2-9397    

Profa. Dra. Tatiana Lanzarotto Dudas - CRFª 2-12.597

Profa. Dra. Thelma Regina da Silva Costa - CRFª 4211  
 

O programa, assim como os professores, podem ser modificados sem aviso prévio. 


Duração:

Carga horária total: 390 horas.

TOTALMENTE ONLINE: 26 módulos de 15 horas/aula – Plataforma ZOOM com interação direta aluno/professor.

 


Valores:

Oportunidade imperdível! Aproveite agora, realizando sua inscrição até 20 de janeiro de 2025, terá 50% de desconto no valor da taxa de inscrição e 05% de desconto nas mensalidades.

Não perca essa oportunidade e garanta agora sua vaga.

Inscrição: R$ 180,00 - Formas de pagamento: PIX, boleto ou cartão de crédito.

26 Mensalidades: R$ 748,00 (sujeitas a reajustes de acordo com definições legais) - Forma de pagamento: boleto bancário.

* Descontos nas mensalidades para ex-alunos CEFAC, consulte as condições.
** Desconto para pagamento à vista, consulte as condições.
*** Descontos não acumulativos.

 

 

Dúvidas e mais informações: eliane@cefac.br 

WhatsApp: (11) 96648-4976 - atendimento de segunda-feira à sexta-feira das 08h às 17h.

 

  

ATENÇÃO: É reservado ao CEFAC, o direito de cancelamento do curso, caso não seja atingido o número necessário de alunos para formação da turma.

 

Assine nossa Newsletter!