Voltar

Cursos -

Cursos de Extensão

Técnicas Para Expressão e Identidade da Voz Artística e Profissional | ON-LINE AULA | AULAS AO-VIVO DIRETAMENTE COM A PROFESSORA

Unidade: São Paulo - São Paulo - SP

Coordenação: Profa. Ms. Cristina Canhetti | CRFa 16399

Docente convidada e ministrante: Profa. Tatiana Vidal

Cantora, escritora, pedagoga, preparadora vocal e pesquisadora. Pós-graduada em Pedagogia Vocal e Musicoterapia.

Docente em cursos de Pós-Graduação na área de Voz e Expressão.

Desenvolve pesquisas voltadas à interface entre Ciência Vocal, Expressividade, Corpo e Comunicação Humana desde 1998.

Ministrou cursos e formações em instituições como UFF, UFRJ, CEFAC, Universidade Estácio de Sá, Instituto Alpha, entre outras.

Desde 1998, investiga a voz como fenômeno integrado entre corpo, emoção e linguagem, articulando conhecimentos da Pedagogia Vocal, Psicologia, Fonoaudiologia e abordagens somáticas aplicadas à performance e à comunicação.

Horário:

Dias:

23 de novembro de 2026 -  das 18h às 22h;

26 de novembro de 2026 -  das 18h às 22h;

30 de novembro de 2026 -  das 18h às 22h;

03 de dezembro de 2026 - das 18h às 22h.

 

Data:

QUATRO ENCONTROS VIA ZOOM, AO-VIVO DIRETAMENTE COM A PROFESSORA.


Objetivos:

A voz não é apenas um instrumento sonoro, mas uma manifestação integrada do corpo, da emoção e da intenção expressiva.

Historicamente, muitas práticas de desenvolvimento vocal estiveram centradas em exercícios mecânicos voltados à preparação e ao condicionamento da musculatura. Embora esses recursos sejam importantes, o desenvolvimento da expressividade exige uma abordagem mais ampla, que considere também aspectos emocionais, estéticos, corporais e comunicativos.

Nesse contexto, a atuação interprofissional na expressividade demanda ferramentas práticas, palpáveis e replicáveis, capazes de transformar conceitos subjetivos em elementos observáveis e trabalháveis.

O entendimento integrado entre Ciência Vocal — incluindo esquemas vocais, modos de fonação, registros e outros aspectos da produção vocal —, Movimento Corporal — a partir de referências como Laban, Delsarte e técnicas somáticas — e Técnicas de Teatro e Interpretação — como Rasaboxes, jogos teatrais e leitura expressiva — possibilita compreender a expressividade como uma experiência viva, comunicável e observável por meio de parâmetros e códigos concretos.

No contexto clínico da Fonoaudiologia, essas ferramentas ganham um propósito específico: ampliar as possibilidades de expressão vocal e corporal, favorecendo uma escuta especializada e estratégias que respeitem as características individuais de cada pessoa.

O uso de gabaritos de execução, o mapeamento consciente dos ajustes musculares e a compreensão de sua relação com a expressão das emoções não têm como objetivo impor um determinado padrão de comunicação, mas ampliar possibilidades, promover autonomia e favorecer uma expressão mais autêntica.

Ao compreender como corpo e voz funcionam de maneira integrada, o indivíduo pode desenvolver sua expressão com maior fluidez, consciência e alinhamento com sua personalidade, construindo recursos para o desenvolvimento de uma identidade vocal mais autêntica e coerente com quem é.

Nesse sentido, o desenvolvimento técnico não constitui um fim em si mesmo, mas um recurso para ampliar a liberdade expressiva, colocando os conhecimentos e as ferramentas vocais, corporais e interpretativas a serviço da comunicação e da expressão individual.

 

Público-alvo: Fonoaudiólogos Especialistas em Voz e Comunicação, Preparadores vocais, Professores de canto e demais profissionais que atuam com desenvolvimento vocal e expressivo.

A abordagem também pode trazer benefícios para profissionais que trabalham com questões relacionadas ao masking no Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 


Programa:

UNIDADE 1 — CIÊNCIA VOCAL E TRADUÇÃO SONORA DA EMOÇÃO

Objetivo: Fornecer ferramentas para uma visão sensível sobre corpo e mente e compreender a relação entre fisiologia vocal, modos de fonação e construção de significado.

Conteúdo programático:

- Modos de fonação e ciclo glótico;

- Ajustes vocais, gatilhos de memórias de acesso e sensação expressiva;

- Relações entre fisiologia e emoção — fontes glóticas e filtros de ressonância;

- Intensidade, dinâmica e intenção comunicativa.

UNIDADE 2 — O CORPO FALA E O MANEJO DA EXPRESSÃO

Objetivo: Correlacionar movimento, voz e exigências energéticas da comunicação e aplicar ferramentas práticas que auxiliem indivíduos autistas a compreender e manejar processos relacionados ao masking corporal e facial, favorecendo autonomia e possibilidades de escolha expressiva.

Conteúdo programático:

- Rudolf Laban e os Fatores de Esforço — peso, tempo, espaço e fluxo;

- Os 9 sabores emocionais — Rasaboxes;

- Abordagens somáticas aplicadas à voz;

- Cognição incorporada.


UNIDADE 3 — SOTAQUES ESTILÍSTICOS E IDENTIDADE

Objetivo: Identificar e diferenciar as características técnicas e expressivas das diversas estéticas vocais. Promover reflexão sobre ajustes musculares, estética sonora e construção da identidade vocal.

Conteúdo programático:

- Aspectos históricos e culturais dos estilos musicais;

- Ajustes vocais característicos — do Rock à Ópera, passando por MPB, CCM, Gospel, entre outros;

- Maneirismos vocais e identidade;

- Escuta e identificação de padrões estilísticos e culturais.

 

UNIDADE 4 — A PARTITURA DA EXPRESSÃO E APLICAÇÃO PRÁTICA

Objetivo: Construir intenção comunicativa estruturada e aplicar estratégias didáticas e expressivas na clínica fonoaudiológica e na preparação artística.

Conteúdo programático:

- Modelo Integrado de Análise e Construção da Performance — A Partitura da Expressão™;

- Engenharia Reversa da Comunicação: o que quero que saibam e qual impressão desejo transmitir;

- Estratégias pedagógicas e de condução para o ensino e a clínica;

- Desenvolvimento da autonomia expressiva do cliente.

 

METODOLOGIA:

O curso será fundamentado em metodologias ativas, promovendo o cruzamento entre ciência e prática:

- Prática Ativa e Cinestésica

- Experimentação dos acessos sonoros e ajustes em nosso próprio instrumento vocal, com o intuito de vivenciar as experiências do cliente com mais propriedade.

- Escuta Especializada e Pareamento

- Treinamento com áudios e vídeos para observação de parâmetros vocais, como nível de esforço, correlação emocional, articulação, registros e modos de fonação.

- Aprendizagem Baseada em Casos

- Simulações focadas em demandas reais da clínica fonoaudiológica, incluindo a elaboração de roteiros de treino para atuação profissional.

- Ciclo PDCA — Planejar, Fazer, Checar, Agir e aplicação do ciclo PDCA para o desenvolvimento progressivo do conforto, da consciência vocal e da expressividade.


Duração:

4 encontros de 4 horas cada - 16 horas de carga total.

________________________________________

• Gravação das aulas disponível por 30 dias.

• Material de apoio disponibilizado previamente.

• Certificado de participação ao final dos encontros


Valores:

• Cartão de crédito à vista: R$ 1.125,00 

• PIX parcelado: 3 parcelas de R$ 375,00, com vencimento da última parcela em 20/11/2026.

*Desconto de 10% para alunos e ex-alunos CEFAC – consulte as condições.

Chave PIX: 00.073.582/0001-36

O comprovante de pagamento via PIX deverá ser enviado aos canais abaixo:

Informações: jennifer@cefac.br

Whatsapp: (11)96648-4976 - atendimento de segunda-feira à sexta-feira das 08h às 17h

 

ATENÇÃO: É reservado ao CEFAC, o direito de cancelamento do curso, caso não seja atingido o número mínimo de alunos necessários para abertura do mesmo. 

Assine nossa Newsletter!