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Formação em Funções Executivas: da Avaliação à Intervenção na criança com desenvolvimento típico e atípico (DI, TEA, TDAH e TEAp) | CURSO ONLINE | AULAS AO-VIVO DIRETAMENTE COM OS PROFESSORES
Unidade: São Paulo - São Paulo - SP
Coordenação: Profa. Dra. Bruna Trevisan; Dra. Camila León e Dra. Tatiana Mecca
Profa. Dra. Camila León: Pedagoga, licenciada em Letras, psicopedagoga, mestre e doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM. Pós-doutoranda em Ciências do Desenvolvimento Humano pela UPM. Psicopedagoga Titular da ABPp Nacional. Professora convidada de diversos cursos de especialização, com destaque para o de Neurociência Aplicada à Educação da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Cofundadora e Psicopedagoga no Instituto de Neuropsicologia e Desenvolvimento Humano – INDH. Pesquisadora do grupo de Neuropsicologia Infantil da UPM.
Profa. Dra. Tatiana Mecca: Psicóloga, mestre e doutora (com pós-doutorado) em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM. Doutorado com período sanduíche pela Universidade de Coimbra. Foi docente dos cursos de Pós-Graduação em Psicopedagogia e Neurociências na mesma Universidade. Atualmente é docente do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Saúde da Comunicação e em Ciências da Saúde da mesma instituição. Docente de cursos de Pós-graduação e formação em Neuropsicologia da UNIFESP e da divisão de Neurologia do HC-FMUSP. Foi da diretoria do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica. É membro do Grupo de Trabalho “TEA: Pesquisas em saúde e educação” da ANPEPP. É pesquisadora colaboradora do ambulatório de TEA, o TEAMM-UNIFESP.
Profa. Dra. Bruna Trevisan: Psicóloga. Mestre e Doutora (com pós-doutorado) em Distúrbios do Desenvolvimento Pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em terapia cognitivo-comportamental pelo Centro de Terapia Cognitiva Veda e pelo Dgert (União Europeia). Supervisora e docente da pós-graduação em neuropsicologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e da especialização em neuropsicologia da UNIFESP. Coordenadora do curso de formação avançada em Neuropsicologia e Terapia Cognitivo-comportamental do Centro de Terapia Cognitiva Veda (São Paulo). Pesquisadora do grupo de neuropsicologia infantil da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua na clínica com avaliação neuropsicológica na infância e adolescência, orientação parental e terapia cognitivo-comportamental. Cofundadora da Escola do Psicólogo Master.
Horário:
6 encontros aos sábados:
• 12/abril - 9h às 18h (Módulo 1)
• 24/maio - 9h às 18h (Módulo 2)
• 14/junho - 9h às 18h (Módulo 3)
• 26/julho - 9h às 18h (Módulo 4)
• 23/agosto - 9h às 13h (Módulo 5 – Parte 1)
• 06/setembro - 9h às 13h (Módulo 5 – Parte 2)
Data:
Início em: 12 de abril de 2025.
Objetivos:
Você é um(a) profissional interessado(a) em aprimorar seus conhecimentos e suas habilidades na avaliação e intervenção de funções executivas em crianças com desenvolvimento típico ou com transtornos do neurodesenvolvimento como a Deficiência Intelectual, TEA, TDAH e Transtornos Específicos de Aprendizagem? Este é o curso especialmente planejado para você! Transforme sua forma de avaliar e intervir nas funções executivas, proporcionando progressos mais promissores para as crianças que você atende.
O que você aprenderá nesta formação?
• Conhecer de forma aprofundada os principais conceitos e características das funções executivas.
• Compreender o papel das funções executivas e seus diferentes domínios no desenvolvimento infantil.
• Avaliar de forma eficaz utilizando testes recentes e normatizados para nossa população.
• Desenvolver estratégias práticas de intervenção para promover funções executivas.
• Explorar programas e técnicas inovadoras adaptadas para cada transtorno.
Público-alvo: graduados em Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Pedagogia e/ou alunos do último ano destas graduações, além de pós-graduados ou pós-graduandos em Neuropsicologia, Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia, e demais profissionais (ou estudantes) das áreas da saúde e da educação que tenham interesse em desenvolvimento infantil.
Programa:
Módulo 1: Apresentação do curso
• Funções Executivas: aspectos teóricos.
• Conceito e desenvolvimento das funções executivas.
• Dificuldades comuns nas crianças com desenvolvimento típico que apresentam alterações nas funções executivas.
• Relação das funções executivas com a aprendizagem escolar e impacto ao longo da vida.
Módulo 2: Avaliação das Funções Executivas
• Aspectos teóricos e práticos da avaliação clínica infantil das funções executivas, com embasamento teórico da neuropsicologia cognitiva.
• Apresentação e prática (aplicação, correção e interpretação) de alguns instrumentos não-restritos normatizados para crianças de desenvolvimento típico de 4 a 14 anos de idade.
• Apresentação dos instrumentos de avaliação.
Módulo 3: Intervenção nas Funções Executivas
• Será que qualquer atividade estimula as funções executivas?
• Quais procedimentos foram comprovados cientificamente como mais eficazes?
• Serão apresentados e vivenciados alguns programas e estratégias de intervenção preventiva e remediativa das funções executivas que podem ser utilizadas na escola e na clínica.
• Discussão de casos clínicos.
Módulo 4: Transtornos do neurodesenvolvimento e funções executivas: TDAH e TEAp
• Caracterização e diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Específicos da Aprendizagem (TEAp).
• Relação entre as características dos quadros e os perfis de déficits de funções executivas.
• Raciocínio clínico na avaliação e no plano de tratamento dos transtornos.
• Possibilidades e estratégias de intervenção e estimulação das funções executivas nos quadros.
Módulo 5: Transtornos do neurodesenvolvimento e funções executivas: DI e TEA
• Caracterização dos transtornos do neurodesenvolvimento, incluindo Deficiências Intelectuais (DI) e Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).
• Relação entre as características dos quadros e os déficits de funções executivas.
• Como observar déficits de funções executivas em testes padronizados e em contexto natural.
• Possibilidades e estratégias de intervenção e estimulação das funções executivas nas deficiências intelectuais e no TEA.
CORPO DOCENTE:
Aprenda com profissionais de referência na área da neuropsicologia e desenvolvimento infantil, prontos para compartilhar conhecimentos atuais e estratégias baseadas em evidências:
Profa. Dra. Bruna Trevisan
Profa. Dra. Tatiana Mecca
Profa. Dra. Camila León
Duração:
Carga horária: 40 horas distribuídas em 5 módulos de 8h cada.
Valores:
5 parcelas de R$580,00
Formas de pagamento:
· Cartão de crédito em até 18x;
· Boleto bancário;
· PayPal (para alunos estrangeiros);
· PIX ou transferência bancária.
Informações: jennifer@cefac.br
Whatsapp: (11)96648-4976 - atendimento de segunda-feira à sexta-feira das 08h às 17h
ATENÇÃO: É reservado ao CEFAC, o direito de cancelamento do curso, caso não seja atingido o número mínimo de alunos necessários para abertura do mesmo.