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Repetir o Ano Ajuda?

Prof. Dr. Jaime Zorzi

Publicado em 29-05-2018 00:00:00

Esta é uma pergunta muito frequente no caso de crianças com problemas de aprendizagem. A ideia ou proposta de repetição implica ou pressupõe que, frente a uma nova oportunidade de “rever” o que não foi apropriadamente assimilado durante todo o ano, pode-se favorecer a aprendizagem e colocar a criança em sintonia com a programação. Ela teria uma chance de reencontrar um conteúdo que, a princípio, não conseguiu assimilar. Porém, pouco se pensa a respeito do porquê será que não deu certo anteriormente? Será que simplesmente repetir o que já foi feito, de fato, irá assegurar o sucesso? 

 

Em outras palavras, ela irá se submeter, uma vez mais, a uma condição que, para ela, não funcionou. E, como a experiência tem-nos mostrado, tenderá a ser pouco efetiva quando simplesmente reproduzida. Isto significa que quem está com problemas para aprender precisa, na realidade, de uma nova proposta, de uma nova maneira de ser conduzido, e não de uma mera reprodução, pois grandes serão as possibilidades de um novo fracasso. Se repetir o ano, significa repetir o que não deu certo, as chances para que este procedimento seja efetivo, diminuem, em muito.

           

A questão principal não se reduz a reproduzir uma proposta de ensino, mas sim em compreender quais as características da dificuldade que a criança apresenta e quais as mudanças que precisarão ser feitas na proposta.

 

Não repetir o que não está dando certo, é um dos princípios fundamentais de ajuda para crianças com dificuldades de aprendizagem.

 

Por sua vez, a decisão de aprovar a criança com dificuldade também deveria vir acompanhada de uma proposta ou de um plano de ação diferenciado, desenhado ou pensado para os problemas que já são conhecidos naquela criança. Simplesmente aprovar, aguardando pelo “clique”, é uma atitude com alto risco de insucesso.


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